Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: “O problema do governo não é comunicação – é o próprio governo”

Aluizio Falcão FilhoPor Aluizio Falcão Filho
10/12/2024

Pipocam por aí comentários de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, insatisfeito com a comunicação de seu governo desde a posse, vai finalmente mexer nessa área. O atual titular da Secom, Paulo Pimenta, daria lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira, um dos responsáveis pela campanha que levou Lula ao Planalto.

Sidônio não é um petista raiz, como Pimenta. Pelo contrário. Tem ligações com políticos ligados ao PSDB e União Brasil e foi sócio de ACM Neto em um fundo imobiliário. Quando escolhido para marquetear a campanha de Lula em 2022, disse que que iria desavermelhar o PT e dar um tom mais emocional às peças eleitorais. Essa estratégia foi coroada com a vitória dos petistas.

Em tese, o marqueteiro baiano entende mais deste riscado que Pimenta, mas terá um desafio enorme pela frente, já que o maior problema do governo não é a comunicação, como imagina Lula – mas o próprio governo.

Lula acredita que suas conquistas na economia – PIB em crescimento, massa salarial aumentando e baixo desemprego – não são percebidas pela população. Para piorar, seus índices de aprovação não crescem e, em algumas pesquisas, até diminuem.

Ocorre que estamos em um quadro de inflação crescente, turbinada pelo aquecimento da economia, motivada pelo consumo. Tivemos impulsos dados à economia, como o reforço ao Bolsa Família, o reajuste de salários dos servidores federais (congelados há sete anos) e o aumento do salário-mínimo acima da inflação, que impactou os benefícios pagos pela Previdência oficial. Tudo isso impulsionou o varejo e colocou a inflação acima da meta.

Inflação, como vimos recentemente nas eleições dos Estados Unidos, é um tema importante demais para ser desprezado pelos governos que pretendem se manter no poder. Mas somente um makeover de comunicação não será suficiente para virar o jogo em favor do PT. Além disso, a agenda ideológica petista vem desagradando a classe média brasileira, seja com uma pauta identitária ou com a estratégia de sempre jogar pobres contra ricos.

Lembro de uma conversa que tive com Nizan Guanaes, muitos anos atrás. Ele tinha acabado de lançar, com grande sucesso, uma campanha publicitária do guaraná Antarctica – um dos comerciais tinha um irresistível jingle combinando pipoca e o refrigerante (a voz na primeira gravação, por sinal, é da cantora Lucinha Lins). Eu perguntei se o sucesso seria o mesmo se o comercial fosse com o guaraná da Brahma, cujo sabor era adocicado demais (ainda não existia Ambev ou Inbev). Ele coçou a cabeça e respondeu: “Não, não seria”. Detalhe: isso não foi uma entrevista e sim uma colóquio particular, na antessala do evento “Melhores e Maiores”, da revista Exame. A missão de Sidônio é fazer um comercial criativo e popular como o da pipoca – só que com o guaraná da Brahma. Tarefa difícil.

Em um recente evento do PT, Lula disse que tinha parte da culpa pelos erros de seu governo na comunicação, pois não dá muitas entrevistas coletivas, preferindo falar com emissoras locais de rádio. E anunciou que iria começar a fazer uma rodada de entrevistas com vários repórteres. É aí que mora o perigo. As declarações recentes do presidente causaram polêmicas ou desconforto junto ao mercado financeiro. Amplificá-las em uma série de coletivas não parece ser um bom caminho.

Leia Mais

Direito esquecido pode garantir descanso e dinheiro extra todo mês

Direito esquecido pode garantir descanso e dinheiro extra todo mês

13 de outubro de 2025
De um sonho à referência nacional: BM&C News completa 5 anos no ar

A TV que deu voz ao mercado: BM&C News completa 5 anos no ar

13 de outubro de 2025

Presidente, o senhor quer melhorar a comunicação do governo? Comece reduzindo o número de suas entrevistas. Neste caso, menos é mais. Muito mais.

Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide

As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


Opinião: “A direita precisa encontrar as prioridades A, B e C”
Opinião: "O problema do governo não é comunicação – é o próprio governo"

Foto: reprodução Money Report

336x280

Notícias

A TV que deu voz ao mercado: BM&C News completa 5 anos no ar

Guerra comercial? China e EUA voltam ao radar do mercado

Focus: inflação recua, mas fiscal e serviços preocupam

Mercado atento nas tensões EUA-China e dados da economia do Brasil

  • All
  • análise
Direito esquecido pode garantir descanso e dinheiro extra todo mês
Direitos e Benefícios

Direito esquecido pode garantir descanso e dinheiro extra todo mês

13 de outubro de 2025
De um sonho à referência nacional: BM&C News completa 5 anos no ar
Especial

A TV que deu voz ao mercado: BM&C News completa 5 anos no ar

13 de outubro de 2025
Nova lei trabalhista garante direitos para trabalhadores domésticos
Direitos e Benefícios

Nova lei trabalhista garante direitos para trabalhadores domésticos

13 de outubro de 2025
Governo propõe reajuste de 7,44% no salário mínimo para 2026
Economia

Governo propõe reajuste de 7,44% no salário mínimo para 2026

13 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

<!doctype html>
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.