BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Nunes está mais perto de Boulos. Vai se manter?

Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
15/12/2023
Em OPINIÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta semana o apoio à candidatura de seu ex-ministro Ricardo Salles à prefeitura de São Paulo, descartando uma ligação, pelo menos no primeiro turno, com o prefeito Ricardo Nunes, postulante à reeleição. Mas, apesar disso, o nome de Salles ainda parece ficar restrito ao universo bolsonarista mais radical. A última pesquisa do Instituo Paraná, revelada ontem, mostra que o ex-ministro está em quarto lugar, com 8,3 % das intenções de voto, à frente de Kim Kataguiri (5,4%) e Marina Helena (3,1%). No pódio do estudo, estão Guilherme Boulos (31,1 %), Nunes (25,4 %) e Tábata Amaral (8,9 %).

Esta pesquisa é mais um indicador de que a disputa final ficará mesmo entre Nunes e Boulos. O que chama atenção no estudo, porém, é como os votos de Ricardo Salles estão distribuídos. Na hipótese de o atual deputado federal não concorrer, Boulos cresce a 32,4 %, seguido de perto por Nunes, com 29,1 %; logo após, temos Tábata Amaral (9,2%), Kim Kataguiri (6,4%) e Marina Helena (3,9%). Ou seja, todos os candidatos recebem um pedaço do eleitorado de Salles, com maior convergência para o atual alcaide. O que surpreende neste cenário, porém, é o aumento de 1,3 ponto percentual para o candidato do PSOL. Isso, no entanto não quer dizer que parte dos eleitores do ex-ministro vá votar na esquerda – pelo contrário. O que acontece é que o número de votos nulos e brancos, sem Salles, aumenta. Com isso, o percentual equivalente a Boulos cresce de forma proporcional.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3,1 %, é possível dizer que os dois principais adversários estejam em empate técnico. E, pelo andar da carruagem, a disputa entre Nunes e Boulos será duríssima. Boulos pode herdar a maior parte dos votos destinados à Tábata, com Nunes abocanhando os eleitores de Salles, Kim e Marina. Este equilíbrio se reflete na pesquisa do Instituto Paraná.

No embate direto, Nunes aparece com 41,3% das intenções de voto, contra 39,8% de Boulos. Trata-se de uma diferença ínfima, menor ainda que a da eleição presidencial de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro por 1,8 ponto percentual. Ou seja, a eleição está totalmente aberta.

Nunes, nos últimos meses, trabalhou melhor a imagem, mas ainda sofre com o efeito que o desconforto com o número de obras na cidade está causando em algumas áreas. O trânsito ficou caótico em algumas regiões, o que vem gerando grande irritação nos eleitores.

O prefeito, porém, aposta que a maioria das obras estará pronta entre janeiro e abril, reduzindo o estresse da população. Com isso, ele estaria apto a receber mais votos e encarar de frente o principal opositor.

Caso consiga a reeleição, Nunes será o terceiro vice-prefeito paulistano a assumir o cargo na história recente e se firmar como liderança política. Com Gilberto Kassab foi assim. Ele sempre foi visto como um político de bastidores, mas obteve reconhecimento nas urnas após suceder a José Serra. Bruno Covas, vice de João Doria, foi outro que se firmou através do pleito – mas, infelizmente, uma doença fatal encerrou prematuramente sua carreira.

Nunes, porém, passou muito tempo longe dos holofotes e, como Kassab e Covas, parece se sentir incomodado com muita atenção. Por outro lado, percebe-se que conseguiu se adaptar melhor à exposição obtida pelo cargo nos últimos meses.

Leia Mais

Profit Tour encerra circuito 2025 com quase mil participantes em seis capitais brasileiras

19 de dezembro de 2025
ENEL

Governo de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com Enel

17 de dezembro de 2025

Boulos deve liderar o pleito no primeiro turno. A grande dúvida é: ele conseguirá abrir uma vantagem que não será alcançada pelos eleitores de Centro e de Direita? As próximas pesquisas vão ser mais esclarecedoras para entendermos melhor o cenário. Mas as perspectivas são de um confronto extremamente duro até 27 de outubro. Nesse meio tempo, quem tiver boas coronárias pode fazer suas apostas.

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Histórico mostra que corte de juros tende a impulsionar o Ibovespa

Com mais de 2 milhões de blocos de pedra, a estrutura é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe

Trabalhadores de carteira assinada estão atentos às regras das férias que estão valendo em 2026, segundo a CLT

Com sua forma elíptica e escamas de metal, a estrutura virou o maior aquário de água doce do mundo e um ícone de Campo Grande

Ibovespa fecha semana em alta e acumula ganho próximo de 2%

Batatas fatiadas em segundos e uma fritura ultrarrápida: este é o segredo da crocância das batatas

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.