BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Fogo amigo: farinha pouca, meu pirão primeiro

Durante um bom tempo, essa prática ficou restrita ao Centro e à Esquerda, sendo algo bastante exercido no PSDB e no PT. Qual é a novidade de 2023? O fogo amigo se estendeu até à Direita.

Aluizio Falcão Filhoby Aluizio Falcão Filho
14/11/2023

Um dos esportes mais praticados na política nacional é o chamado fogo amigo – as críticas e armadilhas que são disparadas não por oponentes, mas sim por aliados. Durante um bom tempo, essa prática ficou restrita ao Centro e à Esquerda, sendo algo bastante exercido no PSDB e no PT. Qual é a novidade de 2023? O fogo amigo se estendeu até à Direita.

O governador Tarcísio de Freitas, que pela importância de seu cargo se transformou em uma das maiores lideranças políticas do país, é vítima de ataques dos seus irmãos de armas. Ele foi eleito com votos centristas e direitistas. Mas agora sofre o ataque do núcleo bolsonarista, tendo como principais antagonistas o deputado Ricardo Salles e o ex-secretário de comunicação Fábio Wajngarten.

Muitas vezes, esse tipo de situação é motivado por aspectos pessoais. Isso ocorria muito entre os tucanos, na época em que o partido tinha muito cacique para pouco índio. No atual quadrante ideológico dos conservadores, contudo, isso também está ocorrendo. Tarcísio e Salles cultivaram uma discreta rivalidade durante o mandato de Jair Bolsonaro – e esse desentendimento se tornou conhecido dos eleitores após uma discussão pública sobre a reforma fiscal. Agora, conforme a eleição municipal se aproxima e o ex-ministro parece estar em campo oposto ao do governador paulista, a pendenga ficou totalmente escancarada.

Leia Mais

Do ouro negro à energia limpa: o mundo que quer mudar, mas ainda não decidiu para onde vai

18 de novembro de 2025
Opinião: enquanto a direita briga entre si, Lula costura alianças

Opinião: enquanto a direita briga entre si, Lula costura alianças

1 de outubro de 2025

O fogo amigo, em outras ocasiões, é motivado pela intransigência e pelo individualismo. É um caso típico de “farinha pouca, meu pirão primeiro”.  O que ocorre com Tarcísio também acontece com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E também ocorreu com os ex-ministros Antonio Palocci e Joaquim Levy.

Ontem, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, o ex-ministro Pedro Malan disse o seguinte: “A condução econômica da política econômica nos primeiros meses do governo Lula, em 2003, também era questionada. Dentro do próprio governo, inclusive, era vista e descrita como uma simples – e indesejável – extensão da política econômica do governo anterior”.

Palocci foi fustigado por seus pares durante meses, até que caiu por, digamos, causas naturais. Mas o bombardeio que sofreu não teve razões puramente econômicas. Naquele ano de 2003, o então ministro era visto como um fiador da responsabilidade fiscal por empresários e banqueiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entendia a importância deste papel e até estimulada a proximidade de Palocci com representantes do capital. Toda essa movimentação, obviamente, provocou uma forte ciumeira dentro da base de apoio e de vários petistas.

Quando os governos estão em sua fase inicial, alguns ministros começam a ganhar mais força que os outros. Deste desequilíbrio surgem disputas invisíveis – e quem está por baixo começa a se movimentar nos bastidores para reverter o jogo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (na imagem, com o presidente e o ministro da Fazenda), foi um dos políticos que tentou neutralizar a crescente importância de Haddad junto a Lula. Em algumas situações, diga-se, conseguiu prejudicar o colega, utilizando-se da ajuda de Gleisi Hoffman, presidente do PT.

O fogo amigo, no entanto, não é uma exclusividade do setor público. É o que mais corre em grandes empresas, especialmente multinacionais com chefias que estão passando por um processo de esvaziamento de poder. Nesses momentos, há executivos que esquecem o jogo em equipe e passam a trabalhar apenas para um único time – o deles.

Lee Iacocca é um exemplo de executivo talentoso que sofreu um número insano de bordoadas internas em seus tempos de Ford. Principal criador do Mustang, um dos carros mais vendidos e icônicos dos anos 1960, ele tinha tudo para ser CEO da empresa. Chegou a presidente da Ford (um cargo semelhante ao de Chief Operating Officer – COO) e, em 1978, foi demitido.

O Ford, naquele ano, teria um lucro de US$ 2 bilhões. Mas o problema de Iacocca não foi relacionado à performance da empresa. Henry Ford II, insuflado pelos demais executivos, começou a se desentender com Iacocca e deu ao segundo em comando o famoso bilhete azul.

Ocorre que, num cenário de fogo amigo, os dois lados (de quem atira e de quem é atingido) podem ter igual responsabilidade pelo desencadeamento dos ataques. No caso de Iacocca, ele – em pelo menos dois livros – reconheceu sua parcela de culpa no processo. “Eu esqueci de apertar mãos e de ser amigável”, disse ele. “Essa foi, para mim, uma lição muito importante sobre liderança”.

No atual cenário político brasileiro, dada a alta carga explosiva, não existe muita manobra para aproximações diplomáticas. Ou seja, uma atuação contemporizadora, como sugere Iacocca, parece estar fora de questão. O problema é que as divisões provocadas pelo fogo amigo são profundas e irrecuperáveis. Isso, em ano eleitoral, como será o de 2024, pode ser um tremendo tiro no pé.

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Fogo amigo: farinha pouca, meu pirГѓВЈo primeiro
Tags: Fogo amigo: farinha poucaopinião
336x280

Notícias

Vorcaro segue preso após audiência; defesa prepara habeas corpus

FGC detalha próximos passos para ressarcir clientes do Banco Master

Banco Master é liquidado pelo BC; entenda

BC decreta liquidação do Master; medida encerra negociação com a Fictor

  • All
  • análise
FIDC: A nova fronteira dos investimentos no Brasil
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Nova geografia do crédito: interior paulista ganha força entre os maiores FIDCs

18 de novembro de 2025
Ibovespa fecha em queda com mercado aguardando o Copom
MERCADOS

Ibovespa fecha em queda com pressão dos bancos e cautela global

18 de novembro de 2025
Foto: Banco Master
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Vorcaro segue preso após audiência; defesa prepara habeas corpus

18 de novembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / BrendaRochaBlossom
EMPRESAS E NEGÓCIOS

XP Inc. tem lucro líquido recorde de R$ 1,33 bilhão no 3º trimestre

18 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Expectativas para Selic: com Galípolo, decisão será técnica ou política?

Gabriel Galípolo e o Futuro do BC: Oportunidade ou Risco para a Economia?

by BMCNEWS
14 de agosto de 2024
0

Gabriel Galípolo é o próximo presidente do Banco Central? Essa é a pergunta que tem agitado o mercado financeiro brasileiro...

RRRP3

RRRP3: “Esse ano a companhia vai crescer forte”, diz economista

by Fernanda Capelli
27 de abril de 2023
0

Alex André, economista da SaraInvest, avalia perspectivas da 3R Petroleum (RRRP3) após divulgação de resultados do 1T23

Mills

Elevando a novos patamares: Conheça a nova Mills (MILS3)

by Alex André
21 de outubro de 2022
0

A Mills é pioneira e líder no segmento de locação de plataformas elevatórias e de alta complexidade no Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.