BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Depois de Mantega, Lula vai tentar reabilitar José Dirceu?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bem que tentou, mas não conseguiu emplacar o ex-ministro Guido Mantega na Companhia Vale do Rio do Doce

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
30/01/2024
Em OPINIÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bem que tentou, mas não conseguiu emplacar o ex-ministro Guido Mantega na Companhia Vale do Rio do Doce. Mantega é visto por Lula como um injustiçado – e, por isso, o presidente queria premiá-lo com um cargo importante (fora da esfera pública, pois o Tribunal de Contas da União o inabilitou para ocupar posições ligadas ao Estado até 2030). Não conseguiu colocá-lo no corpo diretivo da mineradora, mas isso não quer dizer que Mantega ficará ao sol. O presidente, em breve, vai se movimentar novamente para fazê-lo ocupar uma cadeira de peso.

Pode-se dizer várias coisas de Lula, menos que ele não é solidário com os amigos que estão no ostracismo. Primeiro, foi Dilma Rousseff, que hoje ocupa a presidência do Banco dos Brics. Depois, a malfadada tentativa de nomear Mantega na Vale. Nesse processo contínuo de reabilitação de petistas, quem virá depois?

O nome óbvio dessa lista é o do ex-ministro José Dirceu, considerado um dos maiores ideólogos da esquerda e do Partido dos Trabalhadores em especial.

Dirceu teve dupla condenação, pelo episódio do Mensalão e, depois, pela Operação Lava-Jato. Ele cumpriu pela por conta do Mensalão e aguarda em liberdade que todos os recursos contra a condenação imposta pelo ex-juiz Sergio Moro sejam julgados. Como Moro e a Lava-Jato caíram em desgraça, as chances de que Dirceu se mantenha em liberdade são de 100%.

Sobre o ex-ministro da Casa Civil, Lula tem um argumento para contestar a cassação de seu mandato como deputado federal. O motivo? Falta de decoro parlamentar, por ter pertencido a um esquema de corrupção. Mas o então deputado Roberto Jefferson, que denunciou o Mensalão (e o batizou) foi também cassado na mesma ocasião. A razão? A mesma falta de decoro. Mas, nesse caso, o ponto de partida para o fim do mandato foi o de acusar, sem provas, um grupo de parlamentares de corrupção.

Leia Mais

Profit Tour encerra circuito 2025 com quase mil participantes em seis capitais brasileiras

19 de dezembro de 2025
nelogica profit summit

Maior evento de trade da América Latina deve reunir mais de mil participantes em SP

17 de novembro de 2025

Ou seja, Dirceu foi cassado por fazer parte de um esquema de corrupção que, segundo o processo de Jefferson, não foi comprovado (apesar de haver inúmeros réus confessos, como o hoje presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que admitiu ter recebido R$ 6,5 milhões em malas de dinheiro, fruto de um acordo, segundo ele, firmado com Dirceu).

Mas o ex-ministro também seria, com o passar do tempo, condenado no decorrer da Operação Lava-Jato. Neste caso, ele disse que essa havia sido uma condenação política, com o intuito de se obter uma delação premiada que pudesse comprometer Lula. Se essa era a intenção de Moro & Cia, foi uma demonstração de ingenuidade. Quem conhece minimamente José Dirceu sabe que a chance de ele delatar Lula seria remotíssima – lembremos que, durante os quatro anos em que viveu clandestinamente na cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste, não revelou a ninguém a sua verdadeira identidade, nem à mulher que deu à luz a seu primeiro filho, Zeca (hoje deputado e líder do PT).

Coincidência ou não, José Dirceu, depois de um longo silêncio, apareceu duas vezes na imprensa durante a semana passada. Mas, no fundo, o ex-ministro sabe que ainda é um político radioativo e afirmou que não fala com o presidente. Mas ressalvou: “Ele sabe como eu penso e eu sei como ele pensa”.

Mesmo assim, Lula se sente tentado a reabilitar o ex-companheiro. Talvez a única coisa que o impeça sejam as condenações que ainda persistem contra Dirceu. Mas o caminho para isso talvez seja mais curto do que se imagina. Afinal, no Brasil, o Supremo Tribunal Federal tem o poder de reescrever o passado, como o fez no caso do próprio Lula. Será que, nesta mesma balada, José Dirceu será considerado inocente pelo STF?

Se isso acontecer, Lula não terá mais obstáculos para prosseguir com a reabilitação de Dirceu. A pergunta que não quer calar, contudo, é: será que a sociedade brasileira (especialmente a classe média) assistirá a isso sem reclamar?

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Com sua simetria perfeita e mármore branco translúcido, a estrutura virou o mausoléu mais famoso do mundo e um ícone do amor

Esse homem construiu o quintal dos sonhos, com uma piscina grande e um deck de madeira que proporciona conforto e uma beleza única

Com seus 110m de altura, a ponte estaiada virou o novo cartão-postal de Natal e a moldura perfeita para o pôr do sol no Rio Potengi

Toneladas de tomate e cozimento a vácuo: é assim que o molho de tomate é feito para chegar até sua casa

Como limpar panelas opacas e remover manchas sem esforço

A “branca de neve” do sertão: a formação rochosa no nordeste que lembra uma geleira no meio da caatinga

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.