O Ibovespa opera entre perdas e ganhos, nesta terça-feira (4), mesmo com otimismo no exterior.
Às 12h50, o Ibovespa subia 0,26%, cotado a 104.188 pontos.
Vale (VALE3) recua 0,23%, CSN (CSNA3) -0,53% e Usiminas (USIM5) -0,40%. Enquanto Gerdau (GGBR4) registra ganhos de 1,87% e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +2,83%.
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) operam com ganhos de 1,75% e 0,89%, respectivamente. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) decidiu manter a produção diária de petróleo em 400 mil barris em fevereiro de 2022.
A sessão também é positiva para os bancos: Itaú (ITUB4) sobe 3,07%, Santander (SANB11) +3,09%, Banco do Brasil (BBAS3) +0,90%, Banco Bradesco (BBDC3;BBDC4) +1,21% e +0,71%, respectivamente.
Em suas estreias no Ibovespa, 3R Petroleum (RRRP3) avança 2,49% e CSN Mineração (CMIN3) +2,55%. Já o papel da Positivo (POSI3) cai 2,38%.
Confira os destaques desta terça-feira:
Energisa (ENGI3)
A Energisa informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle da Geogroup Paranaíta Transmissora de Energia (SPE). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3.
Na operação, anunciada em 2 de dezembro, a companhia compradora desembolsou R$ 100,7 milhões por meio da sua subsidiária direta Energisa Transmissão de Energia. “A aquisição está alinhada com a estratégia da Energisa de trazer sinergias operacionais para a base de ativos do grupo”, destacou a empresa no fato relevante divulgado na época.
A Energisa destaca que a referida decisão ainda está sujeita a recurso ou avocação do ato de concentração pelo prazo de 15 dias da data de sua publicação no Diário Oficial da União. Caso não seja interposto recurso nem ocorra a avocação em tal prazo, a decisão transitará em julgado, tornando-se definitiva.
JBS (JBSS3)
A JBS informou ao mercado nesta terça-feira que finalizou a compra da Rivalea, que é líder na criação e processamento de carne de porco na Austrália.
“A operação fortalece a posição da JBS na Austrália, assumindo a liderança no processamento de suínos no país e adiciona marcas importantes ao portfólio, além de fortalecer a plataforma de exportação da companhia”, afirmou a empresa.
Fleury (FLRY3)
A Fleury disse hoje que não tem conhecimento sobre qualquer fato ou informação relevante que possa justificar a oscilação atípica das ações da companhia nas últimas semanas. Segundo o comunicado ao mercado, o esclarecimento ocorre após um questionamento da B3 e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) à respeito da movimentação.
“A Companhia acredita que o ambiente macroeconômico global e incertezas conjunturais do país e do mercado de capitais brasileiro podem ter contribuído para o movimento observado na cotação, números de negócios e quantidade negociada das ações no período indicado”, ressaltou a companhia.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.