O Ibovespa opera com leve alta, terça-feira (21), acompanhando o exterior, o mercado segue de olho na variante Ômicron, da Covid-19.
Às 13h30, o Ibovespa subia 0,39%, cotado a 105.433 pontos.
O principal destaque positivo são as ações da Embraer (EMBR3), que disparam 17,23%, após a Eve acertar fusão com a SPAC norte-americana Zanite para listagem na Bolsa de Valores de Nova York.
Acompanhando os ganhos do minério de ferro, Vale (VALE3) sobe 1,96%, CSN (CSNA3) +4,30%, Gerdau (GGBR4) +2,13%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +1,43% e Usiminas (USIM5) +2,05%.
Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) têm ganhos de 2,02% e 1,46%, respectivamente, assim como PetroRio (PRIO3), que avança 2,25%, na esteira da alta do petróleo.
Já a Alpagartas (ALPA4) tem forte queda de 7,83%, após a companhia anunciar acordo para compra de 49,9% da empresa norte-americana Rothy’s.
Confira os destaques desta terça-feira:
Embraer (EMBR3)
A Embraer SA acertou a fusão de sua subsidiária produtora de aeronaves elétricas Eve com a SPAC norte-americana Zanite para listagem na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês), disseram as empresas nesta terça-feira.
A transação avalia (valor de equity) a Eve em 2,9 bilhões de dólares e incluirá num primeiro passo a fusão com a empresa de cheque em branco (SPAC) Zanite Acquisition Corp. Depois disso, a Eve receberá um investimento adicional de um grupo que inclui a Embraer, a Zanite, investidores financeiros e parceiros estratégicos como a Azorra Aviation, BAE Systems, Republic Airways, Rolls-Royce e SkyWest Melbourne.
Após os dois investimentos, a Eve, que será listada na NYSE sob o código EVEX, terá uma posição de caixa de 512 milhões de dólares, que será usada para desenvolver seu táxi aéreo elétrico. A empresa já recebeu ordens correspondentes a cerca de 5 bilhões de dólares, cerca de 1.735 aeronaves encomendadas por 17 clientes incluindo empresas de leasing, operadores de helicópteros e empresas de compartilhamento de transporte.
A Embraer permanecerá com uma participação de cerca de 80% na Eve após o investimento adicional. O caixa da Eve deve ser suficiente para cobrir os custos de desenvolvimento da aeronave elétrica até sua certificação, esperada para 2025, disse o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, à Reuters.
Vale (VALE3)
A mineradora Vale informou nesta terça-feira que fechou acordo vinculante com a Vulcan Minerals para vender a mina de carvão Moatize e o Corredor Logístico Nacala pelo total de 270 milhões de dólares, de acordo com nota ao mercado.
O valor será composto por 80 milhões de dólares na conclusão da transação e 190 milhões de dólares do negócio existente até a conclusão.
A mineradora informou também um Acordo de Royalty de 10 anos sujeito a certas condições de produção da mina e preço do carvão.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento das condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do Ministério de Recursos Minerais e Energia de Moçambique, onde está a mina.
Alpagartas (ALPA4)
A empresa de calçados Alpargatas anunciou nesta segunda-feira acordo para compra de 49,9% da empresa norte-americana Rothy’s, que transforma material reciclado em produtos de moda, por até 475 milhões de dólares.
A aquisição ocorrerá em etapas. Primeiro, haverá a aquisição primária de ações a serem emitidas pela Rothy’s no valor de 200 milhões de dólares. Uma parcela de 50 milhões de dólares será paga nesta segunda, enquanto o restante será quitado até o fim do primeiro trimestre de 2022.
Esse acerto foi firmado entre a Alpargatas, os fundadores da Rothy’s, a Lightspeed e outros acionistas.
Depois, no primeiro semestre de 2022, haverá uma oferta de aquisição secundária de ações para os demais acionistas da Rothy’s, exceção aos fundadores e a Lightspeed. Com a oferta, a Alpargatas prevê alcançar 49,9% de participação no negócio. Caso não consiga, os fundadores e a Lightspeed se comprometeram a vender ações permitindo que a companhia alcance esse percentual.
Essa segunda parte da transação custará mais 275 milhões de dólares.
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras assinou nesta segunda-feira com a Ubuntu Engenharia e Serviços contrato para a venda de 100% da concessão PAR-T-198_R12 em terra, na Bacia do Paraná, por 31 mil dólares, informou a companhia em fato relevante ao mercado.
O ativo foi adquirido pela petroleira na 12ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios de petróleo, em 2013, e está atualmente no 1º Período Exploratório e com os compromissos do Programa Exploratório Mínimo (PEM) já integralmente cumpridos.
Gol (GOLL4)
A Gol informou nesta terça-feira que a B3 aceitou pedido de tratamento excepcional para a listagem de seus papéis ordinários no Nível 2 de governança, mas estabeleceu condições envolvendo a liquidez das ações preferenciais.
Segundo fato relevante, para a listagem dos papéis ordinários no Nível 2, a B3 estebeleceu que as ações preferenciais terão como critério de cômputo de percentual mínimo de circulação o nível de 50%. A listagem dos ordinários no Nível 2 ocorrerá a partir de 27 de dezembro.
A companhia aérea afirmou que o tratamento excepcional será mantido até o momento em que as ações ordinárias “passem a ser efetivamente negociadas ou, de qualquer outra forma, venham a ser transferidas para investidores não integrantes do controle da companhia”.
*Com Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.