BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

De Manchester United a Real Madrid: conheça as marcas mais valiosas do mundo do futebol

BMCNEWSPor BMCNEWS
04/10/2022
Foto: Reprodução Instagram

De acordo com a mais recente análise aprofundada da Brand Finance, uma empresa especializada em valuation de grandes marcas, o clube espanhol Real Madrid é a marca mais valiosa do mundo do futebol. Os grandes clubes de futebol, segundo o relatório, “não são simplesmente marcas de entretenimento, mas também marcas de país” que aumentam o PIB e o sentimento de propósito em suas comunidades. A força da marca das principais equipes é comparada à do Google e da Coca-Cola.

O relatório, chamado ‘Football 50 2022’, foi publicado recentemente e classifica 50 dos principais clubes de futebol por valor de marca (o valor presente dos ganhos relacionados à reputação da marca e os ganhos obtidos por meio da propriedade e controle dos direitos de marca registrada) e força da marca (que mede métricas, incluindo a percepção do público, participação de mercado e medidas de desempenho relacionadas à marca).

A principal constatação é que o Real Madrid, que conquistou os títulos de La Liga e da Champions League na temporada passada, conseguiu outra dobradinha extremamente incomum, ao ser reconhecido tanto como a marca mais valiosa do futebol assim como a marca mais forte do planeta bola. Uma única equipe nunca havia alcançado o topo em ambos os indicadores.

De acordo com a análise, o valor da marca do Real Madrid aumentou 19% ano a ano, para US$1,4 bilhões, impulsionado por uma forte trajetória de receita e uma pesquisa global em que foi apontado como “o melhor clube do mundo”. Embora o valor da marca este ano ainda não tenha superado os valores pré-pandemia, ainda assim significa sucesso para uma equipe que, no papel, está aumentando a distância entre eles e o rival de longa data Barcelona na tabela de classificação de La Liga.

A classificação deste ano também reflete essa disparidade, com o Barcelona caindo para o terceiro lugar e sendo superado pelo campeão da Premier League inglesa Manchester City.

De acordo com o levantamento, o Manchester City vem logo atrás do Real Madrid e detém a segunda marca mais valiosa do futebol mundial. O clube que, segundo a Midnite, é o favorito ao título inglês da atual temporada, tem o valor de marca estimado em quase US$1,2 bilhões e ultrapassou o rival Manchester United.

O United, por sua vez, depois de mais uma temporada desastrosa, vê seu valor de marca despencar, saindo do segundo lugar alguns anos atrás para ocupar a quinta colocação no ranking atualmente. Do outro lado do Canal da Mancha, o Paris Saint-Germain viu o valor de marca aumentar em 16%, impulsionado pela chegada de Lionel Messi ao clube.

Gigantes do mundo da bola

Além de Real Madrid e Manchester City, completam o top 10 das marcas mais valiosas do futebol o Barcelona, com valor de mercado avaliado em US$1,19 milhões, o Liverpool, avaliado em US$1,14 bilhões, seguido por Manchester United, Bayern de Munique, com valor de US$1 bilhão, Paris Saint-Germain, avaliado em US$930 milhões, Tottenham Hotspur, US$790 milhões , Chelsea, US$775 milhões, e Arsenal, US$718 milhões.

Em termos de força da marca, que é medida em uma escala de até 100 pontos, o Real Madrid chegou ao primeiro lugar, com 94 pontos, seguido pelo Liverpool FC, com 92,9, Barcelona, com 92,1, Manchester United, com 92 e Bayern de Munique, com 88.6.

Muitos dos clubes viram um aumento na força da marca como resultado de suas reputações melhorarem após o infeliz anúncio da Superliga Europeia, que foi rapidamente abandonada. Por exemplo, o Liverpool experimentou o maior aumento na força da marca entre todos os clubes avaliados graças à sua reversão logo após o incidente da Superliga, que incluiu até mesmo um sincero pedido de desculpas do proprietário do clube, John W. Henry.

Impacto global

Marcas fortes de futebol também têm impacto fora das salas de diretoria dos clubes. De acordo com a pesquisa, o futebol ainda é o esporte mais popular do mundo, e clubes significativos têm um impacto maior na forma como as pessoas veem cidades e nações inteiras do que as marcas corporativas.

Leia Mais

Resultado da Loteria Federal 6008-9 traz prêmio de R$ 500 mil para SP

Resultado da Loteria Federal 6008-9 traz prêmio de R$ 500 mil para SP

13 de outubro de 2025
Resultado da +Milionária 288 revela prêmio de R$ 163 milhões

Caixa divulga resultados e premiações das loterias do dia

10 de setembro de 2025

Conforme descrito pela diretora da Brand Finance, Teresa de Lemus: “As marcas de futebol não são apenas marcas de entretenimento. Eles também são marcas locais ou marcas do país. E, como tal, fazem parte de uma indústria que contribui muito para o PIB e o sentido de significado dos países. A ligação entre a marca da cidade e a marca do clube é altamente relevante e uma poderosa ferramenta de marketing. Ambos têm a capacidade de atrair turismo, dar visibilidade internacional e impactar um no outro”.

Além disso, devido ao amplo apelo do futebol, os times de elite, como Real Madrid e Manchester United, têm algumas das marcas globais mais reconhecidas. Esses clubes “ostentam uma força de marca semelhante à da Coca-Cola e do Google”, de acordo com o CEO da Brand Finance, David Haigh, e isso parece prestes a se expandir ainda mais (especialmente nos EUA, com a popularidade do futebol superando recentemente o hóquei no gelo).

Tags: apostasdestaque 3Futebolmarcasmarketing
336x280

Notícias

Livro Bege reforça cautela: economia estável e inflação persistente

Petróleo em compasso de paz: o que esperar após o cessar-fogo em Gaza

Economista aponta possível efeito dos precatórios no setor de varejo em agosto

“Congresso resiste a cortes e pressiona fiscal de 2026”, avalia especialista

  • All
  • análise
Créditos: depositphotos.com / fredpinheiro.hotmail.com.br
Economia

Equerda tem lula e direita segue sem definição

15 de outubro de 2025
dólar

Shutdown completa duas semanas: risco de credibilidade?

15 de outubro de 2025
Créditos: depositphotos.com / BiancoBlue
Análises

Curva de juros virou principal termômetro fiscal?

15 de outubro de 2025
IVAR desacelera e confirma efeito da política de juros altos.
Economia

IVAR desacelera e confirma efeito da política de juros altos

15 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.