BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Nova secretaria vai regulamentar mercado de carbono no Brasil

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
23/10/2025
Em NACIONAL

O governo federal oficializou a criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono (Semc), vinculada ao Ministério da Fazenda. O órgão será responsável por coordenar a implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), principal instrumento para incentivar a descarbonização da economia e atrair investimentos sustentáveis.

A economista Cristina Reis foi nomeada para liderar a Semc, deixando o cargo de subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica (SPE). Ela terá a missão de estruturar a base regulatória e operacional do SBCE, previsto na Lei nº 15.042, sancionada em dezembro de 2024, e cuja entrada em vigor está prevista para 2030.

“A criação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono é um passo decisivo para a operacionalização do SBCE, ao dar ao Ministério da Fazenda o poder de elaborar normas, coordenar estudos técnicos e firmar parcerias estratégicas para o funcionamento do sistema”, afirmou Cristina Reis. “A secretaria concentrará esforços na criação da base regulatória e da infraestrutura necessária para a entrada em operação do SBCE”, acrescentou.

Entre as prioridades da nova secretaria estão a definição dos setores econômicos que serão abrangidos pelo sistema, a criação de instâncias participativas de governança e a consolidação de instrumentos de monitoramento e verificação de emissões. O órgão também será responsável por articular políticas públicas e medidas de incentivo à redução de gases de efeito estufa, em parceria com entes públicos e privados.

Leia Mais

MONEY REPORT DISCUTE SOBRE OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS NA NUVEM

Otimização de custos na nuvem entra na agenda das companhias brasileiras

13 de fevereiro de 2026
TRUMP NO CENTRO DO MERCADO

Trump: acordo com o Irã pode sair nas próximas semanas

12 de fevereiro de 2026

Mercado ainda demanda infraestrutura e incentivos

Para o setor privado, a criação da secretaria representa um avanço, mas ainda há desafios para consolidar o mercado de créditos de carbono no Brasil. Segundo Odair Rodrigues, CEO da B4 – Bolsa de Ação Climática, primeira bolsa brasileira voltada ao comércio de créditos de carbono, o país ainda precisa de maior investimento na estruturação do mercado e na facilitação do acesso das empresas às compensações ambientais.

“O Brasil precisa de mais investimento para a estruturação do mercado de crédito de carbono, principalmente para facilitar o acesso das empresas às compensações”, afirma Rodrigues.

Atualmente, a Bolsa de Ação Climática contabiliza 44 projetos em processo de listagem, 11 aprovados e 7 listados, em apenas dois anos de operação. O volume de créditos em análise soma 146,6 milhões de toneladas de CO₂, enquanto 12,7 milhões de toneladas já foram listadas.

“Nossos projetos listados têm qualidade e transparência que atendem aos critérios do SBCE, mas as empresas ainda estão investindo de forma voluntária e pontual, porque falta incentivo”, explica o executivo. “Instituições públicas e privadas precisam compensar sua pegada de carbono imediatamente.”

Rodrigues destaca ainda que, embora o Brasil possua potencial elevado para se tornar um polo de referência em ativos sustentáveis, a qualidade dos projetos ainda não atingiu o nível de excelência necessário.

Com a Semc em funcionamento, o governo pretende consolidar até 2026 a regulamentação do SBCE, definir metas setoriais de redução de emissões e estabelecer mecanismos de transição para as empresas. O desafio será equilibrar o avanço regulatório com o incentivo à inovação e à competitividade, de forma a transformar o Brasil em um protagonista no mercado global de créditos de carbono.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

Macron: Europa precisará criar “regras de coexistência” com a Rússia após guerra na Ucrânia

Com um vão livre de 74 metros sustentado por pilares vermelhos, o MASP de 1968 tornou-se o maior símbolo da arquitetura moderna e da arte em São Paulo

Ibovespa fecha semana em alta apesar de realização de lucros no fim dos pregões

Cobre e níquel ganham protagonismo e apontam nova direção estratégica da Vale

Eles vendem milhares de fatias por dia e criaram a pizza mais desejada de Nova York, com filas que dobram o quarteirão todas as semanas

A cidade brasileira com toneladas de ouro nas igrejas e um centro histórico único no mundo

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.