
Nesta quinta-feira (8), o governo do estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram a liberação do uso de máscaras de proteção no transporte público, a partir desta sexta-feira (9).
Desse modo, os passageiros podem escolher se desejam seguir com o uso de máscaras em ônibus, metrô e trem no estado de São Paulo. Portanto, com a nova decisão, a utilização de máscaras permanecerá obrigatória apenas nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.
De acordo com o comunicado oficial, a decisão se deu, após recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus.
No entanto, o governo paulista e a prefeitura orientam que o uso opcional da máscara no transporte público segue recomendado para proteção pessoal.
Houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid no estado de São Paulo neste ano, de acordo com Secretaria Estadual da Saúde.