
O MobizapSP passou a funcionar nesta quinta-feira (23). O aplicativo de transporte é um serviço da prefeitura de SP e visa funcionar da mesma forma que o popular Uber. Dessa forma, de acordo com a gestão municipal, a partir das 13h, já será possível pedir uma corrida por meio do aplicativo “mobizapSP Passageiro”, disponível para iOS e Android. O aplicativo registra 23.224 usuários e 25.866 motoristas cadastrados.
O lançamento do app de viagens foi anunciado pela secretaria de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo no início de março. Ele vai funcionar com motoristas autônomos e será administrado pela gestão pública, que entra no mercado para concorrer com Uber e 99. O aplicativo prevê ainda uma taxa fixa cobrada dos motoristas de 10,95% sobre o valor da corrida, mantendo o valor restante para o condutor.
Para os usuários, o destaque do serviço se dá na promessa de que o app não terá tarifa dinâmica, o que pode tornar os preços mais baratos durante horários de pico. Além disso, o serviço não tem previsão de aplicar taxa por cancelamento de corrida. Segundo a prefeitura, o preço da corrida em si será calculado com base em três critérios, sendo: tempo estimado de viagem, distância e horário.
Em suma, o app contará com algumas restrições de rota, já que é voltado apenas para as viagens que tenham como ponto de partida algum local dentro da capital paulista, porém o destino varia de acordo com cada cliente, que pode ser para além dos limites do município. O serviço pode ser pago com dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo. Até o momento, o Pix ainda não é uma opção.