
Nesta segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, como informou a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país (AFAD).
O terremoto causou até agora, mais de 1,4 mil mortes. Na Turquia, segundo novo balanço do presidente do país, Recep Erdogan. Na Síria, foram pelo menos 560 mortes no norte do país, segundo estimativas.
De acordo com a AFAD, o epicentro do terremoto foi a região de Elbistan, na província de Kahramanmaras, e sua profundidade foi de 7 km. Este é o maior dos mais de 30 tremores secundários que aconteceram até agora.
Sendo assim, o tremor secundário está localizado a aproximadamente 95 quilômetros ao norte do terremoto original que ocorreu pouco mais de nove horas antes no sul da Turquia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Nesse sentido, o terremoto de magnitude 7,5 é considerado um tremor secundário do terremoto anterior de magnitude 7,8. Isto é, todos os tremores secundários são terremotos individuais, mas desde que não sejam mais fortes que o terremoto principal original, eles são considerados tremores secundários.