BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Setor de serviços do Brasil cresce pela 1ª vez em 6 meses

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em BM&C NOW, MERCADOS

O forte aumento de novos trabalhos ajudou o setor de serviços do Brasil a crescer em junho pela primeira vez em seis meses e no ritmo mais forte em quase oito anos e meio, com contratação de funcionários, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

A IHS Markit informou que seu índice PMI subiu em junho a 53,9, de 48,3 em maio, ultrapassando a marca de 50, que separa crescimento de contração.

LEIA MAIS:

Leia Mais

Transportes foi destaque no setor de serviços

Setor de serviços cresce, mas economistas veem perda gradual de fôlego

12 de dezembro de 2025
Essa escolha simples pode mudar o rumo do seu negócio como MEI

O feriado mais esperado de junho pode render até 4 dias de folga

12 de maio de 2025
  • Com alta em abril, desemprego tem maior nível em 11 anos
  • Desemprego bate em 14,7% e atinge recorde de 14,8 milhões de brasileiros

Foi a primeira vez que o PMI do setor de serviços, altamente afetado pelas medidas de contenção da Covid-19, ficou em território de expansão no ano, registrando o ritmo mais forte desde janeiro de 2013.

“As empresas de serviços registraram a alta mensal mais forte da atividade em quase oito anos e meio, e houve novo aumento no emprego já que muitas empresas buscaram substituir trabalhadores que haviam sido dispensados mais cedo no ano”, destacou a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

“Algumas empresas esperam que, conforme mais pessoas sejam imunizadas… a pandemia recue e as restrições sejam totalmente retiradas. (Mas) a pandemia está longe de acabar, no Brasil e em outros lugares, com o surgimento de novas variantes e falta de vacinas em muitos países provocando dúvidas sobre a sustentabilidade da recuperação econômica do Brasil”, alertou ela.

Segundo os entrevistados, o avanço do índice se deu pela melhora da demanda por causa da suspensão de algumas restrições adotadas contra o coronavírus, além do andamento do programa de vacinação.

As empresas indicaram entrada recorde de novos trabalhos do exterior, com o número de participantes que informaram vendas externas mais altas chegando ao dobro daqueles que apontaram redução.

Com isso, as novas encomendas totais aumentaram pelo segundo mês seguido e no ritmo mais forte desde janeiro de 2020.

Tanto em relação à produção quanto às novas encomendas o destaque em junho foi a categoria de Transporte e Armazenamento.

Em linha com o crescimento da demanda, as empresas fornecedoras de serviços do Brasil contrataram mais funcionários em junho, e o aumento das vagas foi o mais forte desde janeiro de 2020, encerrando um período de seis meses de cortes.

As expectativas de que as restrições para combater a Covid-19 serão ainda mais relaxadas conforme a vacinação avança e a pandemia recua levaram o nível geral de confiança do setor de serviços a uma máxima de seis meses em junho. Entretanto, ele permanece abaixo da média de longo prazo.

O ponto negativo foi o aumento dos custos de insumos, que acelerou em relação a maio, destacadamente de preços de alimentos, combustíveis, equipamentos de proteção pessoal e de serviços públicos.

Parte disso foi repassado aos clientes, resultando no oitavo mês seguido de alta dos preços cobrados, com a taxa de inflação ficando atrás somente daquelas vistas em setembro e outubro de 2015.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Cinco sobremesas de Ano Novo que custam pouco e rendem para a família toda

O jogo de alto risco no mercado global que está fazendo o preço da prata bater recordes históricos

Direção noturna para iniciantes: o guia para dirigir com segurança e sem medo

Mais barato que um popular zero km: 5 SUVs e Sedãs usados que não dão dor de cabeça na oficina

Com 310m de altura e 11 mil painéis de vidro, a estrutura virou o arranha-céu mais alto da Europa Ocidental e um ícone de Londres

Os materiais são alguns tijolos e um pouco de cimento, com isso ele fez uma churrasqueira rústica que pode ser perfeita para o ano de 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.