O mercado financeiro inicia a semana de 17 a 21 de novembro com uma agenda marcada por dados de atividade no Brasil, indicadores internacionais de inflação e produção, além da expectativa pelos resultados da Nvidia e de grandes varejistas nos Estados Unidos. O período também será afetado pelo feriado nacional da Consciência Negra na quinta-feira (20), quando a B3 permanecerá fechada, reduzindo a liquidez semanal.
A semana começa com atenção voltada ao Focus e ao IBC-Br de setembro, considerado uma prévia do PIB. “O IBC-Br, que traz uma estimativa da atividade econômica. Além disso, a balança comercial semanal também será divulgada pela Secretaria de Comércio Exterior”, afirma o operador de mercado e apresentador do Pré-Market na BM&C News, Francisco Alves.
Ele destaca ainda que os dados domésticos ficam mais escassos ao longo da semana, em função do feriado da quinta-feira. “Os mercados financeiros não abrirão no Brasil no dia 20, mas na sexta-feira (21) o pregão será normal, com o vencimento de opções sobre ações, um evento importante depois da recente valorização da Bolsa”, observou.
Cenário internacional
No exterior, os mercados acompanham a divulgação da ata do FOMC na quarta-feira (19), que deve detalhar as discussões sobre o cenário de juros nos Estados Unidos. Além disso, estão previstos dados como licenças de construção, produção industrial e os PMIs preliminares de novembro. O país também deve divulgar o payroll de setembro na quinta-feira (20), após o fim do maior shutdown da história, encerrado na semana passada.
Na Europa, o foco recai sobre os índices de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha e do Reino Unido, além dos PMIs preliminares na França, Alemanha e Zona do Euro. Esses dados devem oferecer novos sinais sobre o ritmo de desaceleração da economia europeia e o comportamento da inflação regional.
Na Ásia, o destaque será a divulgação do PIB preliminar do Japão e das taxas de juros do Banco do Povo da China (PBoC), referentes às LPRs de 1 e 5 anos. Haverá ainda decisões de política monetária no Banco Central da Indonésia e no Banco Central da África do Sul (SARB), além de dados de inflação e confiança do consumidor em Hong Kong e Turquia.
Nvidia e Walmart são destaques da temporada de balanços nos EUA
Nos Estados Unidos, a temporada de resultados corporativos se aproxima do fim, mas ainda reserva balanços importantes. A Nvidia (NVDA) divulgará seus resultados após o fechamento do mercado na quarta-feira (19), e a Walmart (WMT) apresentará seus números na manhã de quinta-feira (20). Também estão previstas atualizações de grandes varejistas como Home Depot, Target, Lowe’s, American Sports e Gap.
Alves ressalta que esses balanços devem servir como termômetro do consumo americano no quarto trimestre. “Os resultados de grandes empresas do varejo e tecnologia ajudam a calibrar as expectativas sobre o desempenho econômico e a política monetária do Fed para o início de 2026”, analisa.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.
















