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Riachuelo abre novas lojas e lida com endividamento: “continuamos otimistas”, diz o CEO

Agência DC NewsPor Agência DC News
03/10/2025

O Grupo Guararapes, que administra a Riachuelo e outras redes de moda, espera alcançar o faturamento bruto de R$ 10,6 bilhões este ano — crescimento de 9,5% —, de acordo com relatório divulgado pelo banco BTG Pactual na semana passada. Entre 2023 e 2024, recuperando-se do tombo ocasionado pela pandemia, a companhia reduziu seu endividamento de R$ 2,4 bilhões para R$ 1,2 bilhão, e o lucro líquido no último ano foi de R$ 235 milhões, recuperação de um prejuízo de R$ 35 milhões. Agora, a empresa mantém a meta de abertura de cerca de 15 lojas por ano até 2030 e investe na experiência do consumidor.

Em setembro, a Guararapes inaugurou uma Riachuelo no Riopreto Shopping, no interior de São Paulo. Outra loja deve ser lançada neste mês em Jundiaí (SP), entre oito unidades da mesma marca previstas para este ano. Além disso, em 2025 completam-se cinco anos que a companhia trabalha com a rede americana de vestuário infantil Carter’s, que já tem 81 pontos comerciais no Brasil, das mais de 600 no mundo. A primeira Carter’s, aqui, foi inaugurada em 2020 no shopping Ibirapuera – até o final de 2025, devem ser abertas mais unidades, segundo Farber, sendo que pelo menos três já foram entregues em Blumenau (SC), Santo André (SP) e também em Jundiaí. “As lojas da Riachuelo têm, em média, 2 mil metros quadrados cada”, disse o CEO do grupo, André Farber. “A Carter’s é uma loja mais compacta, de 100 m² – se eu abrir uma Riachuelo, é igual a 20 Carter’s.” Outros formatos são as Casas Riachuelo (artigos de estilo de vida e para o lar), que também devem ter mais unidades este ano, e a FANLAB, especializada em roupas geek.

Segundo dados do IEMI, consultoria especializada na cadeia têxtil, o varejo brasileiro de vestuário movimentou 6 bilhões de peças em 2023 (último dado disponível), totalizando receita de R$ 278,8 bilhões, crescimento de 20% sobre o ano anterior. No Brasil são 154,8 mil pontos de venda, avanço de 7,6% em número de unidades entre 2018 e 2023. Apesar da força das lojas físicas, o IEMI indica um crescimento robusto nas vendas online. No e-commerce houve um incremento de 200,4% em volume de peças na comparação entre 2019 e 2023, número que deve seguir em ritmo de crescimento, segundo o estudo, até pelo menos 2030. Dentro desse universo pulverizado e cheio de oportunidades, a Riachuelo soma 436 lojas e presença em 290 dos 650 shopping centers no Brasil, e a operação online também tem recebido atenção especial. Farber afirmou que o Net Promote Score (NPS) – métrica que mede a satisfação dos clientes – cresceu nos últimos dois anos, de 59 para 73 pontos, reflexo também da operação virtual. “O e-commerce melhorou muito”, disse ele. Segundo o executivo, as vendas online representam 8% do total e a meta é chegar a 20% em 2030.

A Guararapes foi fundada como um comércio de tecidos com o nome A Capital, em 1947, na cidade de Natal (RN). Não demorou para expansão ao Recife (PE) e outras cidades do Nordeste. Nos anos 1970, duas bases industriais foram instaladas em Fortaleza (CE) e Mossoró (RN), e no final daquela década, foi adquirida a Rede Riachuelo, que já existia, e passou a incorporar a operação de venda na ponta da cadeia de consumo. A partir de então, a empresa se expandiu pelo Brasil. Atualmente na capital do Rio Grande do Norte, com 219 mil metros quadrados, está localizada a indústria da companhia. No ano passado, nas instalações foram fabricadas 41 milhões de peças de roupas, alta de 33% ante o ano anterior, o que corresponde a um faturamento de R$ 1,6 bilhão. A maior parte das lojas, hoje em dia, se encontra na região sudeste (26%), principalmente na cidade de São Paulo.

André Farber, que já foi vice-presidente d’O Boticário, assumiu como CEO em 2023, como parte de um projeto de expansão acelerada. A Riachuelo tem o capital aberto desde a época da sua industrialização, mas apenas três acionistas, herdeiros da família Rocha, juntos possuem 75% das ações, enquanto 16% estão nas mãos de acionistas minoritários (free float). Mas uma mudança está prestes a acontecer: a B3 exige do conselho de administração que, a partir de 2026, o free float tenha no mínimo 20% de acionistas minoritários. Em termos de ações no mercado, a meta da empresa para o ano que vem é atingir o preço-alvo de R$ 13 por papel, ante os R$ 9,5 atuais. É o que recomenda o BTG Pactual: “A empresa atualmente é negociada com desconto em relação a seus pares.”

Segundo o BTG, o desempenho da Riachuelo reflete o setor têxtil como um todo. O relatório demonstra que boa parte das companhias do ramo foram impactadas por três fatores nos últimos anos: 1) Após a pandemia do coronavírus, as margens de lucro da Guararapes caíram, ficando abaixo de 50% em 2023, e só voltaram a patamares acima desse nível no ano passado. Nessa toada, foi necessário implementar iniciativas para aumentar a produtividade nas lojas, a eficiência da fábrica e a assertividade dos preços; 2) Com a disparada nos juros básicos do Banco Central (a taxa Selic), de 2% em 2021 para 15% este ano, a inadimplência aumentou, impactando também as vendas; 3) Por fim, a concorrência com fornecedoras estrangeiras, sobretudo a chinesa Shein/Shopee, com produtos que chegavam ao mercado doméstico com preços até 40% menores do que as concorrentes brasileiras, só foi ser resolvida com a “taxa das blusinhas” em 1º de agosto de 2024. Agora, a diferença média dos preços das mercadorias é de cerca de 10%.

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FUTURO – Questionado se os resultados no ano passado e as projeções para este ano se apoiam no fortalecimento da empresa, Farber respondeu que “tem a ver com a melhora da oferta, da experiência que temos gerado para o consumidor e da moda”. Ele diz que “o consumidor tem reagido muito bem” às investidas da marca, mesmo diante da situação mais delicada no ambiente macroeconômico. Um dos diferenciais da empresa é a capacidade de agir de ponta a ponta na cadeia produtiva. O Midway Shopping, braço do grupo que atua no setor financeiro, tem uma carteira de crédito de R$ 5,6 bilhões e, no segundo trimestre deste ano, o Cartão Riachuelo era utilizado em 32% das vendas, acima dos 29% registrados pelo Cartão Renner. “A Guararapes se destaca no varejo de vestuário brasileiro por causa da sua cadeia de valor totalmente integrada”, diz o relatório do BTG, destacando que o negócio abrange manufatura, varejo e serviços financeiros. Com mais de 31 mil funcionários, Farber reafirmou que a meta no longo prazo é chegar a 521 lojas até 2030, com investimento de R$ 2,5 milhões a R$ 4 milhões por inauguração.

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Foto: Divulgação

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