
As principais bolsas internacionais operam mistas nesta quinta-feira (28), com os investidores ansiosos com a agenda de indicadores. Nos Estados Unidos, às 9h30, será divulgado o PIB do terceiro trimestre. A expectativa do mercado é de queda no PIB trimestral de 6,7% para 2,7%. Por lá, os investidores ainda acompanham os pedidos semanais de seguro desemprego. Já na Europa, hoje será o dia do Banco Central Europeu (BCE) definir sua política de juros.
operadora de infraestrutura de mercado.
Veja mais:
- Bitcoin sofre realização de lucros, mas caminha para maior ganho mensal desde fevereiro
- Câmara dos EUA está próxima de um acordo sobre prioridades de pacotes, diz Pelosi
Aqui no Brasil, o mercado deve repercutir a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa básica de juros, passando a Selic de 6,25% para 7,75%, o sexto aumento de 2021, com o objetivo de conter a pressão inflacionária, que está em 10,25% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do BC.
Para a próxima reunião do Copom, que ocorrerá nos dias 7 de 8 de dezembro, é previsto um outro aumento semelhante. “O Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, destacou o BC.
No cenário corporativo, destaque para a temporada de balanços. Hoje, após o fechamento do mercado, os investidores acompanham os balanços de Alpargatas, Ambev, Assaí, Fleury, Petrobras, Suzano e Vale. Segundo a Bloomberg, a expectativa para os números da Vale é de que a mineradora apresente alta anual de mais de 30% da receita líquida para US$ 14 bilhões. Já o Ebitda ajustado deve ficar em US$ 8,81 bilhões.

