
Após os ataques antidemocráticos em Brasília no último domingo (8), os policiais militares de Brasília ganharam destaque, sobretudo, foram apontados pelo presidente Lula como “negligentes” no combate aos atos em Brasília.
Nesse contexto, os policiais militares de Brasília são os mais bem pagos do Brasil. Em 2021, o salário líquido médio desses profissionais era de R$ 9.743, como apontam os dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Portanto, este salário é mais alto do que a média nacional, de R$ 6.051.
Na última segunda-feira (9), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) solicitou às forças policiais informações sobre a atuação antes e durante os ataques terroristas às sedes dos três poderes.
De acordo com o MPDF, se for comprovado qualquer indício de irregularidade na atuação das forças policiais, será aberta uma investigação para apurar fatos e responsabilidades. Nas imagens que circulam nas redes sociais do ato antidemocrático em Brasília, surgem policiais tirando fotos e filmando os manifestantes extremistas que atacaram as sedes dos três poderes.
Além disso, a Controladoria-Geral do Distrito Federal abriu processo investigativo para apurar a possível participação de servidores do governo nos atos de vandalismo.