
Os índices futuros dos Estados Unidos operam mistos nesta quinta-feira (25), uma vez que os investidores reagem a diferentes informações e cenários. O principal deles são as negociações arrastadas sobre o teto da dívida entre a Casa Branca e o Congresso, que estão com pouco tempo até a data limite estipulada pelo Tesouro norte-americano, de 1º de junho, antes de um potencial calote.
Com isso, a agência de classificação de risco Fitch colocou o rating “AAA” dos EUA em observação negativa, com potencial para rebaixá-lo, devido à possibilidade de um default na dívida da maior economia do mundo. A aplicação unilateral da 14° emenda pelo presidente Joe Biden também, possivelmente, levaria a um rebaixamento, porque estaria sujeita a questionamentos legais, diz a Fitch.
O índice Nasdaq, por sua vez, está operando com alta de quase 2%, impulsionado pelas ações da Nvidia (Nasdaq: #NVDA; BDR: #NVDC34), que sobem 27% no pré-mercado nesta manhã. A companhia disse que espera vendas de cerca de US$ 11 bilhões no atual trimestre, o que corresponde a mais de 50% acima das estimativas de Wall Street.
Na agenda econômica, os investidores ficarão atentos aos indicadores preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, referente ao primeiro trimestre deste ano, com projeção de crescimento de 1,1%. Além disso, os dados semanais de seguro-desemprego também estão previstos.
No Brasil, as atenções se voltam para a divulgação do IPCA-15, que tem estimativas de alta de 0,64% em maio na comparação mensal e de 4,21% na base anual. O mercado também fica atento ao cenário político e corporativo por aqui.
Ontem à noite, a Câmara dos Deputados rejeitou todos os destaques e concluiu a votação do novo arcabouço fiscal. O texto agora segue para o Senado, que tem a possibilidade de passar por comissões, ao invés de chegar ao plenário diretamente.
No cenário corporativo, as atenções ficarão para a CVC (CVCB3), que comunicou a renúncia do presidente da companhia, Leonel Andrade, que também exercia os cargos de diretor financeiro e de RI. De acordo com a empresa, o Conselho de Administração já iniciou o processo de sucessão dos postos e está encarregado.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia encerraram os negócios mistos desta quinta, em meio ao persistente impasse nas negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. Os mercados no Japão e em Taiwan foram impulsionados por ações ligadas a semicondutores, um dia após a Nvidia surpreender com projeções de vendas.
Os mercados europeus operam mistos nesta manhã, com o sentimento negativo visto ontem devido às negociações em andamento sobre o teto da dívida dos EUA continuam pesando. Os investidores também reagem aos números do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao trimestre imediatamente anterior, de acordo com dados sazonalmente ajustados divulgados pelo Destatis. A queda foi mais acentuada do que o esperado pelo mercado, que previa baixa de 0,1% no período. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB alemão caiu 0,2%
Agenda econômica
- FGV: Confiança do Consumidor de maio (8h)
- Turquia: BC divulga decisão de política monetária (8h)
- IBGE: IPCA-15 de maio (9h)
- EUA/Deptº do Comércio: 2ª estimativa do PIB do 1TRI, Índice de preços de gastos com consumo (PCE) e Núcleo PCE (9h30)
- EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 20/5 (9h30)
- EUA/Fed Chicago: índice de atividade nacional de abril (9h30)
- Lula e Alckmin anunciam medidas para ampliar o acesso da população a carros novos (10h)
- Campos Neto participa por vídeo gravado em 4 de maio do Global Emerging Markets Summit 2023, evento promovido pela Moody´s (10h)
- EUA/NAR: Vendas pendentes de imóveis de abril (11h)
- EUA: Presidente do Fed de Boston, Susan Collins, participa de evento na Universidade Comunitária de Rhode Island (11h30)
- Lula e Haddad participam de evento do Dia da Indústria, na Fiesp (17h)