BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Petrobras reforça ainda não ter tido acesso a representação do MP do TCU sobre dividendos

BMCNEWS Por BMCNEWS
05/11/2022
Em MERCADOS
Petrobras
Logo da Petrobras retratado em frente a uma bandeira do Brasil na refinaria Alberto Pasqualini em Canoas, RS 25/10/2021 REUTERS/Diego Vara

A Petrobras (PETR3;PETR4) reforçou na sexta-feira (4) que ainda não teve acesso à representação feita pelo MP do TCU sobre a antecipação de dividendos da companhia.

Em comunicado divulgado, a empresa se colocou à disposição do tribunal de contas para prestar todas as informações, em linha com o que já foi feito em representação semelhante referente ao pagamento de dividendos do segundo trimestre. “Na ocasião, o Tribunal não identificou a necessidade de concessão de medida cautelar”, diz o documento.

Leia Mais

B3

Itaú, Banco do Brasil, Petrobras e Vale são destaques corporativos desta terça

20 de janeiro de 2026
petrobras resultado

BTG corta recomendação da Petrobras e aponta restrição financeira à frente

17 de janeiro de 2026

Ainda de acordo com o comunicado, o pagamento de dividendos anunciado na última quinta-feira (3) segue o previsto na Política de Remuneração aos Acionistas, aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras em novembro de 2021.

O subprocurador-geral Lucas Furtado pediu ontem, ao Tribunal de Contas da União (TCU) que a distribuição antecipada de pagamento de dividendos da Petrobras (PETR3;PETR4) seja suspensa imediatamente. Na última quinta-feira (3), o Conselho de Administração da petrolífera havia aprovada distribuição de R$ 3,3489 por ação preferencial e ordinária, totalizando R$ 43,7 bilhões.

De acordo com o MP, “há risco à sustentabilidade financeira e esvaziamento da disponibilidade em caixa da estatal”.

Confira o comunicado da Petrobras na íntegra: 

“A Petrobras ainda não teve acesso à representação feita pelo Ministério Público do TCU. Contudo, a companhia se coloca à disposição do Tribunal para prestar todas as informações, em linha com o que já foi feito em representação semelhante, referente ao pagamento de dividendos do 2º trimestre de 2022. Na ocasião, o Tribunal não identificou a necessidade de concessão de medida cautelar.

Cabe esclarecer que o pagamento de dividendos anunciado nesta quinta-feira segue o previsto no Política de Remuneração aos Acionistas, aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras em novembro de 2021, e considera o resultado da geração de caixa e dos investimentos realizados no 3T22. Não se trata, portanto, de adiantamento de distribuição de dividendos futuros.

A distribuição de remuneração trimestralmente é prática comum na indústria de energia global e em diversas empresas no Brasil, com o propósito de auxiliar na gestão do caixa, evitando acúmulos desnecessários. A fórmula prevê que antes do pagamento de dividendos deverão ser realizados todos os investimentos previstos pela Petrobras, inclusive os necessários para aquisições de novas áreas exploratórias, como bônus de assinatura dos leilões. Os investimentos são prioritários em relação aos dividendos.

Além disso, segundo a própria política, a companhia poderá promover a distribuição de dividendos extraordinários, desde que observados os critérios de sustentabilidade financeira. Isso tende a ocorrer em cenários de valorização dos preços internacionais e/ou de entradas excepcionais de caixa.”

 

https://www.youtube.com/watch?v=WUtsixUNHdo

Cientistas encontram a 660 km de profundidade o mar escondido da era dos dinossauros que pode mudar o que sabemos sobre o planeta Terra

Com sua fachada única voltada para o mar e 360 metros quadrados sob o solo da ilha de Serifos, a estrutura usa a terra como isolante térmico natural na Grécia

Nova lei do aluguel está valendo em 2026 e afetando brasileiros

Com 19.105 lugares e inaugurado em 1970 pelo próprio Rei Pelé, o estádio conhecido como Trapichão virou o maior e mais icônico palco esportivo de AL

São necessários 1,3 kg de uvas para produzir uma única garrafa; acompanhe o processo de fermentação que transforma a fruta em vinho

O maior espelho do planeta: o deserto transparente de 10.000 km² que a NASA usa para calibrar seus satélites

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.