
O Ibovespa registrava queda na manhã desta segunda-feira (13), mas opera entre perdas e ganhos nesta tarde, com o mercado local resistindo ao baque da falência do Silicon Valley Bank (SVB), mesmo com diversos agentes do mercado nos Estados Unidos agindo para garantir o pagamento de depósitos e mitigar os efeitos.
Às 12h, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve alta de 0,07%, cotado a 103.686 pontos.
Os investidores reagem positivamente às ações anunciadas pelo governo para mitigar os efeitos da quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e evitar uma crise ainda maior. Um comunicado conjunto do FDIC, Departamento do Tesouro, Federal Reserve disse que todos os depositantes do SVB terão acesso ao seu dinheiro a partir de hoje. Isso também inclui os correntistas do Signature, banco de Nova York cuja falência foi anunciada dois dias após o SVB.
O HSBC (BDR: H1SB34) anunciou um acordo para comprar a subsidiária britânica do Silicon Valley Bank (SVB), após negociações que duraram a noite toda. O HSBC confirmou que sua subsidiária no Reino Unido, o HSBC UK Bank, concordou em adquirir o SVB UK por uma libram ou US$ 1,21. Os ativos e passivos da empresa-mãe da SVB U.K. estão excluídos da transação.
Os economistas voltaram a elevar as projeções para a inflação em 2023, assim como o crescimento da economia brasileira, conforme mostrou o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda.
A projeção para o IPCA foi de 5,90% para 5,96%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,79%. Além disso, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 foi para 0,89%, de 0,85% da semana passada. As estimativas para a taxa Selic e dólar se mantiveram estáveis em 12,75% e R$ 5,25, respectivamente.

