
O Ibovespa opera em alta no pregão desta quarta-feira (23), com os investidores acompanhando o cenário externo, mas reagindo à aprovação do novo arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta 0,75%, cotado a 117.024 pontos.
A Câmara dos Deputados aprovou o novo arcabouço fiscal, destravando a pauta econômica do governo. O texto manteve fora das regras de gastos o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Indicadores
No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de agosto de 2023 caiu 0,18% e acumula alta de 3,94% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S veio novamente do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa de variação passou para -1,57% na terceira quadrissemana de agosto, ante -0,64% da quadrissemana anterior.
Cenário corporativo
Braskem (BRKM5) e Petrobras (PETR3; PETR4) – A Braskem enviou comunicado ao mercado para informar que pediu esclarecimentos sobre a participação societária da Petrobras na companhia. A estatal, por sua vez, reafirmou que “está realizando due diligence na Braskem, para eventual exercício de tag along ou direito de preferência, na hipótese de venda da participação da Novonor” na companhia. “Vale destacar que não houve qualquer decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao tema”, disse a Petrobras.
Lojas Marisa (AMAR3) – A companhia informou ao mercado, via fato relevante, que concluirá a capitalização da MPagamentos no valor de R$ 30 milhões. O montante irá complementar os R$ 90 milhões inicialmente investidos com recursos captados juntos aos acionistas controladores da companhia. “Esta operação cumprirá, dentro do prazo, os termos do Plano de Capitalização e Reestruturação dos serviços financeiros da Companhia aprovado pelo Bacen [Banco Central] em 25 de abril de 2023”, disse a Marisa, em comunicado.
Embraer (EMBR3) – A fabricante de aeronaves informou ao mercado que o jato E195-E2 recebeu a certificação de tipo da Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Segundo o comunicado, a certificação do jato E190-E2 pela CAAC já havia sido anunciada durante o Zhuhai Air Show em novembro de 2022. O E195-E2 entrou em serviço em 2019, com a Azul e acomoda entre 120 e 146 passageiros. Segundo a Embraer, e a aeronave de corredor único mais eficiente em termos de combustível por assento, entregando um consumo 25% menor por assento em comparação com a geração anterior do E-Jet.