
O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, com investidores adotando uma postura mais cautelosa. Além disso, apesar do novo fôlego tomado pelos preços, investidores especulam que a quebra do SVB pode antecipar o fim do aperto monetário americano. No Brasil, essa mesma ponderação se misturou nos radares com a espera pelo novo arcabouço fiscal.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, conforme mostraram dados do Departamento do Trabalho. O resultado veio de acordo com as expectativas do mercado. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 6,0%, também dentro das estimativas.
O mercado continua atento ao caso do Silicon Valley Bank (SVB), que fez os agentes do mercado mudarem a expectativa sobre as taxas, com a possibilidade do BC norte-americano manter os juros como estão hoje.
A situação gerada pelo SVB está servindo de aposta para que o Banco Central do Brasil já pense em iniciar os cortes na taxa Selic.
Em suma, o cenário político, o destaque no mercado local é a proposta para o novo arcabouço fiscal do país. Dessa forma, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontra com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, hoje para apresentar a proposta. Nos próximos dias o texto ainda deverá passar pelas mãos do presidente Lula.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 102.932,38 (-0,18%)
- S&P 500: 3.920,30 (+1,67%)
- Nasdaq: 11.428,15 (+2,14%)
- Dow Jones: 32.153,89 (+1,05%)
- Dólar: R$ 5,25 (-0,22%)
- Euro: R$ 5,64 (-0,12%)