
O Ibovespa terminou o pregão desta sexta-feira (11) em alta, depois de sofrer uma forte queda ontem, devido a receios do mercado quanto ao novo governo Lula. O mercado também contou com uma nova enxurrada de resultados corporativos hoje e encontrou relevante suporte nas ações da Vale, embora persista o desconforto de investidores com sinalizações fiscais recentes do presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
“Acredito que hoje temos um movimento de repique normal da bolsa para cima e dólar para baixo após um dia muito volátil. Ontem tivemos um certo exagero na queda da bolsa por falatórias de Lula. Isso porque, o mercado todo foi para o mesmo lado por conta do receio com o não cumprimento da política fiscal”, comentou Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed.
“A China também deu um alívio nas políticas de lockdown. Isso, por sua vez, impulsionou a Vale, com 15% do índice, que vem subindo praticamente 10%, o que já daria uma alta de 1.5% ao índice. Esse foi um fato que ajudou bastante na recuperação do Ibovespa”, adicionou Oliveira.
Além disso, entre os indicadores, o volume de serviços no Brasil teve alta de 0,9% em setembro frente a agosto, segundo o IBGE. O resultado ficou bem acima das projeções de 0,3% esperado pelo mercado. Portanto, com isso, o setor se encontra 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.
Os números também alcançam o ponto mais alto da série histórica, superando novembro de 2014. Na comparação anual, o volume de serviços teve alta de 9,7%, ante expectativa de 8,1%. Já a variação, no acumulado dos últimos 12 meses, foi de +8,9%.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 112.253,49 (+2,26%)
S&P 500: 3.993,10 (+0,93%)
Nasdaq: 11.323,33 (+1,88%)
Dow Jones: 33.750,11 (+0,10%)
Dólar: R$ 5,33 (-1,17%)
Euro: R$ 5,52 (+0,60%)