
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou do evento Itaú Macro Vision Podcast, nesta quinta-feira (11). De acordo com ele, a PEC dos precatórios não é calote. Dessa forma, ministro informa que a PEC não será mais motivo para sustos dentro do mercado e que a equipe econômica do país jamais abandonou as reformas.
“Evidentemente não é calote, se você está dizendo que justamente paga a vista, imediatamente tudo o que estiver dentro do teto, e o que tiver fora você dá condições de liquidação instantânea, junto com um menu de alternativas, ou pelo menos você recebe no ano seguinte, eu acho que face a quantidade de ativos que o governo brasileiro tem para serem transformados, não vai haver calote nenhum”, afirmou Guedes
Além disso, o ministro disse que está lutando pelo teto de gastos, pois, não foi ideia dele a ampliação do mesmo. O ministro também informou que pretende passar a reforma administrativa até o fim de 2021.
O ministro também defendeu que o fiscal brasileiro continua “muito forte” e avaliou que Estados e municípios estão com finanças bem melhoradas porque o governo travou despesas, como as relacionadas à folha de pagamento do funcionalismo. “Estamos seguindo nosso programa original”, disse ele.
Em suma, de acordo com Guedes, a aprovação em dois turnos da PEC dos precatórios na Câmara, o governo se encontra esperançoso.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.