BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

GPA mantém trajetória de avanços com ganho de eficiência, expansão de margens e crescimento do canal digital

Redação BM&C Newsby Redação BM&C News
15/08/2025

 O GPA encerrou mais um trimestre com resultados sólidos, refletindo a continuidade da execução do processo de turnaround com foco em eficiência, rentabilidade e no aprimoramento do relacionamento com os clientes. A companhia ampliou sua margem EBITDA Ajustado para 9,0% e reduziu as despesas operacionais em 1 ponto percentual (p.p.), com o SG&A (despesas administrativas, de vendas e gerais) representando 19,4% da receita líquida. Também apresentou uma melhora significativa na geração de caixa: o caixa livre operacional cresceu 22,6% nos últimos 12 meses, alcançando R$ 383 milhões.

A companhia fechou o 2T25 com uma queda acumulada de 61,2% no prejuízo líquido no comparativo semestral. Também houve avanço na desalavancagem financeira, com recuo de 10,6 vezes (registrada no 1TRI23) para 2,8 vezes (pré IFRS 16) neste trimestre, impulsionado por iniciativas como a venda de ativos não core (R$ 1,9 bilhão) e uma oferta primária de ações (R$ 700 milhões), que juntas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

“Mais uma vez entregamos um trimestre de consistência e disciplina, com avanço de margens, redução de perdas e maior controle de despesas. Esses indicadores reforçam que seguimos na direção certa para ampliar a geração de valor e consolidar nossa posição de referência no segmento de varejo alimentar no país”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.

As vendas em mesmas lojas) cresceram 5,1%, com destaque para o Pão de Açúcar, que avançou 6,5% no trimestre, sustentando a resiliência de sua proposta de valor premium, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O formato de proximidade seguiu em expansão acelerada, com alta de 16,8% nas vendas totais e ganho de 0,8 p.p de market share. Desde 2022, o GPA já inaugurou 213 lojas, sendo 177 no modelo de proximidade, estratégia que fortalece a presença da empresa nos grandes centros urbanos, especialmente na cidade de São Paulo e região metropolitana.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

COP30 e produtividade agrícola fortalecem papel do Brasil

12 de novembro de 2025
IR, notas de reais, dinheiro.

“Isenção do IR e possível queda de juros reanimam confiança”, diz economista

12 de novembro de 2025

Outro canal que continua ganhando tração a cada trimestre é o digital. A companhia manteve a liderança no e-commerce alimentar, com R$ 2,4 bilhões em vendas nos últimos 12 meses. As vendas online cresceram 16,4% no trimestre e já representam 13% do faturamento total da empresa. As marcas próprias também tiveram avanço positivo, atingindo 25,3% de market share no mercado nacional e 22,6% de participação nas vendas totais da companhia.

“Nosso modelo de negócios tem se mostrado resiliente e adaptável, com entregas consistentes. Mesmo diante das oscilações do ambiente macroeconômico, mantivemos crescimento de vendas em todos os formatos, ganhos de eficiência operacional e margens sustentadas trimestre a trimestre. Essa estabilidade mostra que estamos prontos para continuar entregando resultados com disciplina, foco em execução e visão estratégica de longo prazo”, conclui o CEO.

Consistência e entrega

O Pão de Açúcar vem consolidando sua atuação no mercado premium com o novo conceito de lojas que combinam sortimento exclusivo, experiência de compra diferenciada e excelência em atendimento. Reinauguradas ao longo dos meses de junho e julho, as 11 unidades reformuladas reforçam a estratégia de diferenciação da bandeira e estreitam a relação com um consumidor que valoriza conveniência, curadoria e sofisticação no dia a dia. Com ganhos consistentes de market share no segmento premium, crescimento em vendas e evolução no NPS, o circuito premium Pão de Açúcar se firma como uma alavanca relevante para fidelização e geração de valor no negócio do GPA.

Completando esse movimento, a marca própria Pão de Açúcar foi lançada com foco no público premium, oferecendo produtos de alta qualidade e curadoria diferenciada, com identidade visual alinhada à bandeira. A nova linha conta com itens exclusivos, como Passata, Pão de Queijo e Tomate Pelado, este último já líder de vendas em sua categoria com 54% de penetração nas cestas dos clientes premium e valiosos, que são aqueles que têm maior ticket médio e frequência de compra na rede. Até o fim do ano, mais de 80 produtos serão lançados, fortalecendo a proposta de valor da marca e contribuindo com a fidelização e recorrência de compra.

336x280

Notícias

Usar cripto como câmbio para não pagar IOF está com dias contados

“Todo mundo pode brigar com o BC, o BC que não pode brigar com dados”, diz Galípolo

Pesquisa Quaest mostra nova queda na aprovação de Lula

Mercado monitora fim do shutdown, pesquisa Quaest e balanços

  • All
  • análise
Créditos: depositphotos.com / thenews2.com
ECONOMIA

COP30 e produtividade agrícola fortalecem papel do Brasil

12 de novembro de 2025
IR, notas de reais, dinheiro.
ECONOMIA

“Isenção do IR e possível queda de juros reanimam confiança”, diz economista

12 de novembro de 2025
Créditos: depositphotos.com/leungchopan
MERCADOS

Temporada de resultados destaca resiliência das empresas na Bolsa

12 de novembro de 2025
Estados Unidos, shutdown americano
INTERNACIONAL

“Shutdown pode ter fim, mas incerteza política ainda pesa”, avalia economista

12 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.