Nesta segunda-feira (27), o governo federal divulgou novos modelos de carteira de identidade e de passaporte. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa visa tornar o passaporte em um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo.
O novo modelo contará com mais tecnologia antifraude. Em nota, o governo disse que tenciona homenagear as regiões do Brasil através de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.
Com o novo visual, a parte da frente do documento terá uma nova estilização da bandeira nacional e nas páginas internas haverá uma quantidade maior de marcas d’água.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, destacou que o novo modelo também contará com fundos invisíveis fluorescentes. Além disso, de acordo com o ministro, a página de identificação foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador.
Quando o novo passaporte será emitido?
A Casa da Moeda passará a emitir os novos modelos de passaporte em setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
Qual o valor do novo passaporte?
Segundo o governo, não haverá alteração nas cobranças de emissão. Logo, seguirá custando R$ 275,25 na versão convencional e o prazo de validade será de 10 anos.
Lançamento da Carteira de Identidade Nacional
Por outro lado, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), substituta do RG, terá um QR Code, para facilitar a identificação do cidadão. Começará a ser emitida a partir de 4 de agosto.
O documento anterior valerá até 2032, para substituir não haverá cobranças. De acordo com as autoridades, o QR Code permitirá a identificação mais precisa da autenticidade do documento e saber se ele foi furtado ou extraviado.

