
Na última terça-feira (3), após o fechamento de mercado, a Eletrobras (ELET3;ELET6) informou a aprovação de um programa de recompra de ações que poderá envolver a aquisição de até 202.111.946 ações ordinárias e até 27.552.681 ações preferenciais B.
Sendo assim, os volumes máximos do programa representam 10% do total de ações em circulação de cada classe e espécie, disse a Eletrobras.
Portanto, o prazo máximo para liquidação das operações com ações emitidas pela companhia no âmbito do plano de recompra é de até 18 meses, encerrando-se em 02 de julho de 2024.
Em comunicado, a Eletrobras afirmou que seu objetivo com a recompra é “incrementar o valor aos acionistas pela aplicação eficiente dos recursos disponíveis em caixa”, otimizando sua alocação de capital.
A companhia poderá utilizar as ações em tesouraria para atender a planos de remuneração baseado em opções de compra de ações. Além disso, poderá fazer uso delas para saldar obrigações decorrentes de passivos relativos a demandas judiciais que discutem a diferença de correção monetária dos créditos de Empréstimo Compulsório de Energia ou constitucionalidade do tributo.
Por volta das 12h40, as ações de Eletrobras sobem 3,2%.