O Ibovespa opera entre perdas e ganhos, nesta terça-feira (23), com Vale e siderúrgicas, que avançam com valorização do minério de ferro.
Às 12h45, o Ibovespa caía 0,03%, a 102.089 pontos.
Vale (VALE3) tem alta de 3,36%, CSN (CSNA3) +4,27%, Gerdau (GGBR4) +1,34%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +2,08% e Usiminas (USIM5) +6,11%.
Em meio à alta dos preços do petróleo, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) têm alta de mais de 2%.
Braskem (BRKM5) sobe 5,02%, em meio a notícias nos últimos dias sobre a venda de participação por seus controladores, Petrobras e Novonor, antiga Odebrecht. A Petrobras disse na véspera que mantém seu posicionamento de buscar a venda integral de sua participação na petroquímica.
Liderando as baixas do índices, Petz (PETZ3) registra queda de 6,37%.
Confira os destaques desta terça-feira:
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras avalia que os processos de venda de duas refinarias estão avançados, enquanto a alienação de outros três parques de refino esbarrou nos preços baixos ofertados pelos investidores interessados, disse o presidente-executivo da companhia, Joaquim Silva e Luna, em audiência com senadores.
Dessa forma, acrescentou o executivo, não será possível cumprir um prazo para alienação dos ativos de refino estabelecido com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
“O prazo (estabelecido pelo Cade) terminaria no final deste ano, não foi possível cumprir esse prazo tendo em vista a atratividade do preços. Foram vendidas três delas, estamos concluindo agora a venda, três tiveram valores aquém do proposto, as outras duas ainda estão em processo no momento bastante avançado”, disse Luna.
A Petrobras colocou oito refinarias no mercado como parte de um amplo programa de desinvestimentos, tendo assinado os contratos para as vendas das refinarias Landulpho Alves (Rlam) para a Mubadala, e Isaac Sabbá (Reman) para a Ream Participações, além da SIX, conforme contrato de venda assinado neste mês.
Embraer (EMBR3)
A Embraer e o Centro Aeroespacial Real da Holanda (Royal NLR, em inglês) assinaram um Memorando de Entendimento para uma potencial colaboração estratégica relacionada à pesquisa aeroespacial, informou nesta terça-feira a fabricante brasileira. As áreas de pesquisa incluem desenvolvimento de tecnologia e inovação em sistemas de defesa e espaciais, aviação geral, MRO, mobilidade aérea e sustentabilidade.
Segundo a Embraer, o memorando traz a possibilidade de estender e aumentar as relações de longo prazo entre a empresa e a Royal NLR durante o projeto e desenvolvimento de produtos da Embraer, como a família de E-Jets e os modelos recentes de E-Jets E2, jatos executivos, a aeronave multimissão C-390 Millennium além de outros programas. Nesse contexto, as duas empresas já discutem potenciais oportunidades relacionadas a automação de procedimentos de manutenção.
“A Embraer e a NLR têm uma longa história de colaboração, com cada parte contribuindo com expertise específica necessária para conduzir pesquisas e desenvolvimentos complexos a serem aplicados em tecnologias avançadas e produtos inovadores. Este memorando é mais um passo importante em nosso relacionamento de longo prazo na Holanda e reitera o compromisso em fortalecer ainda mais nossa parceria com a NLR”, desta em nota Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Qualicorp (QUAL3)
A Qualicorp anunciou nesta terça-feira uma parceria com o grupo Orthopride, a maior rede de clínicas voltada à ortodontia e estética dental do Brasil. A operadora de saúde instalará no interior das lojas quiosques para comercializar seus produtos e realizar atendimento aos clientes da rede de franquias. O projeto-piloto será iniciado em seis lojas da Orthopride localizadas no Grande Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
“A parceria com o grupo Orthopride reforça nossa estratégia de transformação da Quali em uma plataforma multicanal”, aponta Bruno Blatt, CEO da Qualicorp. “Acreditamos que esse é o primeiro passo da parceria e que poderemos explorar outras iniciativas conjuntas em breve, visando sempre maximizar valor para os nossos clientes.”
Segundo a empresa, outras parcerias poderão surgir entre as companhias, como com a Bodylaser, franquia de depilação a laser da Orthopride, que abriu sua centésima loja no Rio e vai encerrar o ano com 110 unidades em operação. O grupo é dono também da Face2Face, de harmonização facial.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.