
O destaque desta quarta-feira (15) fica para a divulgação do IBC-BR de junho, que pode trazer uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
Além disso, o mercado fica na expectativa das declarações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre a elevação da taxa Selic, que deve acontecer na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima semana.
No cenário americano, o mercado fica à espera para os dados da produção industrial de agosto.
Bolsas mundiais
As bolsas asiáticas tiveram em sua maioria quedas nesta quarta, com investidores reagindo à divulgação de dados sobre vendas no varejo relativos a agosto na China, que indicaram que as vendas no varejo cresceram em um ritmo muito mais lento do que o esperado, de 2,5%, frente a 7% antecipados por analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.
O Ibovespa sofreu uma forte variação na última terça-feira (14), chegou a bater a mínima do dia minutos antes do fechamento, mas encerrou o pregão em queda.
Nos Estados Unidos, as bolsas encerraram o dia em queda na terça, devido à incerteza sobre um possível aumento nos impostos corporativos, embora a desaceleração da inflação ao consumidor em agosto amenizasse temores de que o Federal Reserve reduza o estímulo antecipadamente.
Agenda econômica
- BC: IBC-BR de julho deve avançar 0,40%, na margem (9h);
- Roberto Campos Neto e os diretores Fernanda Guardado e Otavio Damaso participam de anúncio de medidas da Agenda BC# Sustentabilidade (9h30);
- CPI da Covid: advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria presta depoimento (9h30);
- EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de setembro (9h30);
- EUA/Fed: produção industrial de agosto (10h15);
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 10/09 (11h30);
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.