
O ano de 2022 foi considerado o “ano dos dividendos”, e para o ano de 2023 as expectativas com dividendos seguem altas. Pensando nisso, o estrategista-chefe da SaraInvest, Marco Saravalle, realizou um levantamento das 3 ações melhores pagadoras de dividendos para o ano de 2023.
Duas das ações escolhidas por Saravalle, pertencem ao setor de energia, que usualmente são empresas mais previsíveis e boas geradoras de caixa. Além disso, tem um elevado payout, ou seja, você recebe muitos dividendos. As companhias do setor energético boas pagadoras de dividendos são a Eletrobras (ELET3 ON) e a Alupar (ALUP11).
Por último, Saravelle destacou uma ação do setor de mineração mais ligado ao setor de commodities, que inclusive, está gerando muito caixa, é a Vale (VALE3).
Vale ressaltar que, a mineradora detém o maior Dividend Yeld médio dos últimos cinco anos, de 9,5% e a segunda maior receita, de R$43,9 bilhões. Sendo assim, deve continuar sendo boa pagadora de dividendos futuramente.
Dividendos na carteira
Na atual conjuntura, com o temor de recessão mundial, via de regra, os investidores procuram maior segurança quando o assunto é a alocação de seu patrimônio.
No entanto, o mercado de ações consequentemente mais volátil e muitas vezes, pode sofrer ainda mais em caso de crise financeira global. Apesar disso, dentro dele há como investir de forma se expor menos ao cenário externo, garantindo remunerações regulares.
Esta opção é investir em boas pagadoras de dividendos, que em geral, são as empresas mais estáveis e que costumam gerar receitas recorrentes, o que influencia no seu valor de mercado.
Sendo assim, é mais fácil uma boa ação pagadora de dividendos se valorizar do que uma companhia que vive em seus altos e baixos. Por outro lado, o juros em dois dígitos seguirá beneficiando os investimentos em renda fixa.
Contudo, com a possível redução de juros, pode ser que dê início a uma movimentação da renda fixa para a variável, beneficiando aqueles que já estão posicionados em ações.