
O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (27), com investidores reagindo ao comunicado do ministério da Fazenda sobre a reoneração de combustíveis.
Às 15h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,40%, cotado a 106.217 pontos.
O Ministério da Fazenda vai retomar a cobrança de impostos federais sobre os combustíveis após o final do prazo da desoneração, que se encerra no fim de fevereiro. A pasta declarou ainda que a arrecadação voltará 100%, com a volta da tributação. Assim como era antes, os combustíveis fósseis terão uma cobrança superior aos biocombustíveis.
Entre os indicadores, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou leve queda de 0,06% em fevereiro, após alta de 0,21% no mês anterior, de acordo com a FGV. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava ligeira alta de 0,05%. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,15% no ano e de 1,86% em 12 meses.
Os papéis da Vale (VALE3) sentem a pressão da queda do minério de ferro e caem hoje. Em Dalian e em CIngapura, a commodity registrou queda de mais de 2%, uma vez que o centro de produção de aço Tangshan foi obrigado no sábado a fechar parte da capacidade em resposta à forte poluição.