
As vendas de carros elétricos têm crescido cada vez mais no Brasil. Mas ainda há muitas dúvidas sobre o carregamento do veículo, já que as tomadas têm padrões diferentes e precisam de adaptadores.
Até o momento, não existe um consenso sobre o padrão a ser adotado pelas montadoras de carros elétricos para plugues e conectores. Pelo menos seis tipos diferentes estão disponíveis no mercado.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de carros elétricos cresceu 115% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) projeta que até 2030 os veículos elétricos representarão de 15% a 20% da frota nacional.
Para acompanhar esse crescimento, a Enel lançou, em maio, a Enel X Way, empresa focada em mobilidade elétrica, que oferece soluções para carregar e gerir o carregamento de veículos elétricos. Esta é uma tentativa de tentar amenizar as ‘dores’ de quem aposta em carros até então inovadores.
“Nosso objetivo é revolucionar a mobilidade pela eletrificação. Vendemos muito mais do que soluções de recarga, somos uma empresa focada em tecnologia e serviços para impulsionar a mobilidade elétrica. A Enel é um grupo que olha para o futuro e entende a importância de investir em inovação como ferramenta de combate às mudanças climáticas e de apoio à descarbonização”, afirma o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.
A nova vertente da companhia diz ter estruturado uma rede global de fabricação de equipamentos de recarga produzidos com tecnologia exclusiva para a companhia. No Brasil, ela atuará em soluções para recarga, na prestação de serviços e no desenvolvimento e gestão da tecnologia para fabricantes de veículos, empresas e clientes finais.
Mesmo com o cenário desafiador para a nova categoria de automóveis, a empresa aposta em um ecossistema de recarga para todos os tipos de veículos, ampliando a venda versus benefício para o consumidor. Uma aposta que visa ‘popularizar’ a nova mobilidade, mesmo que os preços dos automóveis possam vir a ser um empecilho.
Otimista, a empresa anunciou, na última semana, um acordo com a 99 para estimular a adoção de carros elétricos no Brasil.
Com a parceria, as duas empresas assumem o compromisso de discutir as melhores práticas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e a potencial implementação de veículos elétricos em grande escala, para torná-los disponíveis aos motoristas parceiros, com foco em sustentabilidade e redução da emissão de gases no meio-ambiente.
Desta forma, a Enel X Way também passa a integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pelo aplicativo de mobilidade para impulsionar a infraestrutura voltada a veículos sustentáveis no país.