
Os contratos futuros do café se fortaleceram, uma vez que a escassez de oferta no mercado físico, devido a quebras de safras, sustentou os preços, com os compradores físicos recebendo entregas da bolsa.
Enquanto os futuros do açúcar bruto na ICE recuaram nesta sexta-feira, o primeiro dia da temporada de 2021/22, com as preocupações com a inflação impulsionando o dólar e pesando sobre o ânimo nos mercados globais de ações e commodities.
CAFÉ
* O café arábica para dezembro fechou em alta de 10,05 centavos de dólar, ou 5,2%, em 2,0405 dólares por libra-peso.
* O contrato avançou 4,75% na semana.
* As exportações de robusta da principal província produtora de café da Indonésia, Lampung, caíram quase 70% em setembro.
* O café está se fortalecendo após cinco dias consecutivos de queda nos estoques certificados, confirmando que há escassez de oferta, disse um operador.
* “Atrasos nos embarques, inadimplências e todas essas coisas que vêm crescendo agora estão chegando a um ponto em que obter café no físico é difícil, e a melhor maneira de obter físico é retirando-o da bolsa”, disse um operador.
* Se o ritmo atual de retiradas continuar, a bolsa tem cerca de cinco meses de estoques certificados em mãos, o que vai empurrar os preços para cima, disse o operador.
* As exportações do café foram duramente atingidas este ano pelos embarques em atraso, disseram os operadores, mas acrescentaram que a safra atual de abril a março de 2021/22 da Indonésia deve cair apenas 2% em relação ao ano anterior.
* O café robusta para novembro fechou em alta de 42 dólares, ou 2,0%, em 2.168 dólares a tonelada.
AÇÚCAR
* O açúcar bruto para março fechou em queda de 22 centavos de dólar por libra-peso, ou 0,1% para 20,06 centavos de dólar por libra-peso.
* O contrato subiu 4,97% na semana.
* Os operadores disseram que a pequena entrega de cerca de 226 mil toneladas ante ao contrato de outubro, que expirou na quinta-feira, foi baixista, especialmente porque o contrato expirou com um grande desconto ante o março, indicando fraca demanda.
* Olhando para o futuro, eles observaram que outro déficit global é esperado nesta temporada e que os usuários finais, que foram impedidos de comprar devido às altas taxas de frete globais, em breve precisarão repor os estoques.
* As taxas de frete devem permanecer altas até 2022, acrescentaram.
* O açúcar branco para dezembro recuou 1,90 dólar a tonelada, ou 0,37% para fechar em 510,90 dólares a tonelada.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.