BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca; suspende vendas de carne bovina para China

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em Bloco 1, MERCADOS, Mercadoss

O Ministério da Agricultura confirmou neste sábado a ocorrência no Brasil de dois casos atípicos da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “vaca louca”, o que desencadeou a suspensão temporária de exportações de carne bovina para a China a partir desta data, disse a pasta em comunicado.

Veja mais:

  • Preço médio da gasolina sobe pela 5ª semana nos postos e supera R$6 por litro, mostra ANP
  • Inflação deve fechar o ano em torno de 7% e chegar ao fim de 2022 em 4%, diz Paulo Guedes

Um dos casos foi identificado em um frigorífico de Nova Canaã do Norte (MT) e o outro em Belo Horizonte (MG), informou o ministério.

O governo federal vinha investigando a suspeita da doença desde quarta-feira. Uma fonte da indústria já havia antecipado à Reuters, na condição de anonimato, que em Minas Gerais poderia se tratar de um caso atípico, quando não há contaminação.

Estes são o quarto e quinto casos atípicos de vaca louca registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou a ocorrência de caso de EEB clássica, pontuou o ministério.

Leia Mais

Navio de Exportação – Créditos: depositphotos.com / ShutterDin

Brasil: Celeiro do Mundo? E se o país parasse de exportar, quem sofreria mais?

10 de janeiro de 2025
china

Estímulo do consumo interno na China pode ser prejudicial para Brasil, diz economista

17 de janeiro de 2022

“A EEB atípica ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados. Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), em Alberta, no Canadá. Portanto, não há risco para a saúde humana e animal.”

O ministério disse que, após a confirmação do diagnóstico ocorrida na sexta-feira, o Brasil notificou oficialmente a OIE, conforme preveem as normas internacionais.

“No caso da China, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil, ficam suspensas temporariamente as exportações de carne bovina”, disse a pasta.

A medida, que passa a valer a partir deste sábado, se dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.

China e Hong Kong configuram o principal destino da carne bovina brasileira, respondendo por 59% da receita e volume exportado, de acordo com a associação da indústria Abrafrigo.

O ministério esclareceu ainda que a OIE exclui a ocorrência de casos de vaca louca atípica para efeitos do reconhecimento do status oficial de risco do país.

“Desta forma, o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos.”

Os dois casos de EEB atípica –um em cada estabelecimento– foram detectados durante a inspeção ‘ante-mortem’, que precede o abate. Trata-se de vacas de descarte que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito nos currais.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo

Senado instala comissão para investigar Banco Master

A cidade brasileira que deu nome ao sanduiche mais famoso do pais se tornou uma das melhores cidades para se viver

Passo Zojila na Índia ganha fama por seus 3.528 metros de altitude, pois o trajeto estreito de lama no Himalaia é o único elo vital da região

BNDES libera R$ 280 mi para fábrica de bateria da transição energética

Imposto sobre painéis solares importados sobe para 25% e gera alerta no setor brasileiro

Com arquibancadas de inclinação extrema e 49.430 lugares, o Mestalla de 1923 tornou-se o estádio mais antigo e intimidante da liga espanhola

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.