
Os índices futuros dos Estados Unidos e as bolsas europeias caem nesta sexta-feira (21), seguindo o pessimismo na véspera com as perspectivas de aumento agressivo nos juros dos bancos centrais, uma vez que a inflação nas principais economias segue elevada.
A renúncia de Liz Truss como primeira-ministra do Reino Unido aliviou os mercados, sobretudo na Inglaterra, mas as preocupações ainda se sobressaem.
No Brasil, porém, o Ibovespa segue apresentando ganhos e se deslocando do exterior devido às últimas pesquisas eleitorais, que mostraram um cenário mais favorável para o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Hoje, a agenda de indicadores está esvaziada, e o dia é de vencimento de opções da B3, o que elevará o volume na bolsa de valores brasileira.
Bolsa da Ásia
O mercado acionário asiático caiu em sua maioria à medida que investidores ponderaram dados japoneses de inflação e aguardavam a conclusão do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, realizada a cada cinco anos no país.
▪️Tóquio — Nikkei: -0,43%
▪️Hong Kong — Hang Seng: -0,42%
▪️Taiwan — Taiex: -0,98%
▪️Coreia — Kospi: -0,22%
▪️China —Xangai: +0,13%
▪️China — Shenzhen: -0,24%
Bolsa da Europa
As bolsas europeias operam em baixa com investidores digerindo a notícia de que a primeira-ministra britânica Liz Truss renunciou após apenas seis semanas no cargo.
Além disso, os números de vendas no varejo no país foram menores do que o esperado, com queda de 1,4% em setembro. Hoje, saem os dados da confiança do consumidor na zona do euro.
▪️Londres — FTSE100: -0,78%
▪️Frankfurt — DAX: -1,40%
▪️Paris — CAC 40: -1,51%
▪️Madrid — Ibex 35: -2,22%
▪️Europa — Stoxx 600: -1,44%
Agenda econômica
▪️ EUA: Balanços de Verizon e American Express, antes da abertura do mercado;
▪️ França: Balanço de Renault, antes da abertura do mercado;
▪️ B3: Exercício de opções à tarde;
▪️ Reino Unido/ONS: vendas no varejo em setembro (3h);
▪️ Paulo Guedes participa da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico, na Base Aérea de Brasília (10h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Nova York, John Williams, fala no evento “Skilling the Gap: Building Local Talent for In-Demand Careers” (10h10);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade na última semana (14h).
*Com BM&C Now e BDM