
O Ibovespa começou em alta nesta sexta-feira (11), mas virou o sinal ao longo da tarde e opera em queda. Os investidores reagem aos dados da inflação oficial no Brasil, que voltou a acelerar neste mês, além da enxurrada de resultados corporativos divulgados na véspera.
Por volta das 14h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,32%, cotado a 117.943 pontos.
Indicadores
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de 0,12% em julho em relação ao mês anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). A expectativa do mercado era variação de 0,07% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 3,99% em junho, acima dos 3,16% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2022, a variação havia sido de -0,68%.
Nos EUA, o Índice de Preços ao Produtos (IPP) apresentou alta de 0,3% em julho ante o mês anterior e variou +0,8% nos últimos 12 meses, mostrou o Departamento do Trabalho. Os resultados foram maiores do que o esperado, de alta de 0,2% na comparação mensal e 0,7% nós últimos 12 meses. O núcleo do IPP, por sua vez, subiu 0,3% no sétimo mês do ano, abaixo das estimativas de +0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPP variou +2,4%, ante consenso de +2,3%.
Cenário corporativo
Petrobras (PETR3; PETR4) – A petroleira afirmou que não tem planos de estatizar a Braskem, afirmou o diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Leite, durante evento com analistas de grandes bancos de investimento. Ainda segundo Leite, a Petrobras vai esperar a decisão da Novonor sobre a venda de suas ações e, então, vai avaliar se eleva sua fatia, mas não ao ponto de ficar com a totalidade dos papéis da sócia.