
Os índices futuros em Wall Street operam cautelosos nesta terça-feira (8), em dia das eleições de meio de mandato, que definirá qual partido terá o controle do Congresso norte-americano. A escolha poderá facilitar ou complicar os planos do atual presidente do país, Joe Biden, para aprovar seus projetos nos próximos dois anos.
Além disso, os investidores continuam na expectativa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que será divulgado na quinta-feira (10), para contrabalancear ou corroborar com os dados de emprego (Payroll) da semana passada.
No Brasil, o principal indicador será o IGP-DI, com expectativa do mercado para deflação de 0,74% em outubro. A semana de balanços trimestrais continua forte, e o destaque será Bradesco (BBDC4), Braskem (BRKM5), 3R Petroleum (RRRP3), entre outros.
O Ibovespa fechou em forte queda na véspera, com investidores receosos em relação ao orçamento federal de 2023, sobre os gastos que o novo governo eleito quer colocar, além da falta de definição sobre quem irá controlar o ministério da Fazenda. Hoje, a equipe de transição se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para conversar sobre o orçamento.
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) – caiu 0,62% em outubro, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior a taxa havia sido de -1,22%.
Nesta manhã, a FGV também divulgou o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de novembro de 2022 e mostrou que subiu 0,71% e acumulou alta de 4,66% nos últimos 12 meses.
Bolsas da Ásia
Os mercados acionários da Ásia encerraram os pregões de hoje sem direção única. Entre os principais, a Bolsa de Tóquio registrou ganho de mais de 1%, com balanços corporativos apoiando o quadro e expectativa pelo resultado das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos.
Já em Xangai houve recuo, após dois pregões positivos, com ações do setor de consumo entre as quedas.
▪️Tóquio — Nikkei: +1,25%
▪️Hong Kong — Hang Seng: -0,23%
▪️Taiwan — Taiex: +0,94%
▪️Coreia — Kospi: +1,15%
▪️China — Xangai: -0,43%
▪️China — Shenzhen: -0,40%
Bolsas da Europa
Os mercados europeus operam cautelosos, com os investidores globais olhando para os Estados Unidos, onde as eleições de meio de mandato estão ocorrendo.
As eleições determinarão qual partido controlará o Congresso norte-americano e podem afetar a direção dos gastos futuros. Os democratas atualmente controlam a Câmara e têm maioria no Senado.
Uma varredura Republicana pode sinalizar um maior apoio às empresas de petróleo e gás.
▪️Londres — FTSE100: -0,09%
▪️Frankfurt — DAX: +0,21%
▪️Paris — CAC 40: -0,18%
▪️Madrid — Ibex 35: +0,02%
▪️Europa — Stoxx 600: +0,16%
Agenda econômica
▪️ Balanços de BTG Pactual e GetNet, antes da abertura, e de 3R Petroleum, Banco Inter, Bradesco, Brasil Agro, Braskem, C&A, Caixa Seguridade, CBA, CVC, Engie, Grupo Soma, Iguatemi, Méliuz, Qualicorp, Totvs, XP, Arezzo e Terra Santa, após o fechamento do mercado;
▪️ Presidente da Câmara, Arthur Lira, se reúne com bancada do PT na Casa para debater PEC da Transição;
▪️ Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin tem reunião com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Celso Sabino, sobre a PEC da Transição;
▪️ EUA: Eleições de meio mandato para o Congresso;
▪️ Reino Unido: Economista-chefe do BoE, Huw Pill, participa da Conferência Europeia do UBS com o tema “Desafios da política monetária global” (6h);
▪️ Zona do euro/Eurostat: Vendas no varejo em setembro (7h);
▪️ FGV: IGP-DI de outubro (8h);
▪️ FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de novembro (8h);
▪️ IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de setembro (9h);
▪️ Bruno Serra Fernandes, diretor de Política Monetária, profere palestra no painel “A visão do Bacen sobre os desafios macroeconômicos para 2023”, no Inside Latam Brasil 2022, realizado pela Moody’s, em São Paulo (11h);
▪️ Otavio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação, profere palestra no evento Criptorama, promovido pela ABCripto, em São Paulo (15h);
▪️ Anfavea: Produção de veículos em outubro (16h);
▪️ EUA/API: Estoques de petróleo da semana até 04/11 (18h30);
▪️ China/NBS: CPI de outubro (22h30).
*Com BM&C Now e BDM