Em 2025, o mercado acionário brasileiro voltou a respirar confiança. O Ibovespa acumula alta de 20% em 2025, superando os 140 mil pontos e refletindo o ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos e desvalorização do dólar ante o real. O movimento é sustentado, em grande parte, pelo investidor estrangeiro, que aumentou a alocação em mercados emergentes na busca pela diversificação global em bolsas mais descontadas.
Segundo um relatório da XP Investimentos, apesar de um início de outubro mais volátil, o apetite por risco permanece firme, com o Ibovespa negociando a múltiplos abaixo da média histórica e ainda atrativo para o médio prazo. Setores como educação, construção civil e energia elétrica estão entre os mais valorizados no acumulado do ano, com altas que variam de 40% a 130%, segundo levantamento da B3.

Para Adriano Delfino, Sales de Renda Variável da Fami Capital, esse é um momento oportuno para o investidor aumentar exposição a ações de qualidade negociando a patamares ainda bem atrativos. Neste cenário, a assessoria de investimentos permite alinhar os objetivos pessoais à estratégia de alocação adequada, seja ampliando posição em ações com fluxo de dividendos, setores da economia doméstica e defensivos.
“Com os ciclos de cortes de juros tanto no Estados Unidos quanto no Brasil, há um elevado estoque de investimento que pode ser migrado de bolsas desenvolvidas para bolsas emergentes e da renda fixa local para renda variável”, afirma Delfino.
Esse movimento sinaliza que é possível buscar rentabilidade real com visão de longo prazo pensando em Bolsa brasileira, principalmente quando feito com inteligência e estratégia. É nesse contexto que a Fami Capital se posiciona: como parceira de confiança para ajudar clientes a transformar o momento de mercado em oportunidades concretas.
Na Fami Capital, cada movimento do mercado é uma chance de planejar, proteger e crescer.
Conheça o ecossistema completo da Fami Capital e tudo que ele pode fazer por você em: www.fami.capital