Charles Thomas Munger, influente investidor e vice-presidente da Berkshire Hathaway, faleceu aos 99 anos na Califórnia no final de 2023. Nascido em 1 de janeiro de 1924, em Omaha, Nebraska, teve uma longa trajetória de colaboração com Warren Buffett, também natural de Omaha.
A equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, contou em um vídeo recente publicado em seu canal do Youtube a história deste ícone do Value Investing.
Munger iniciou sua formação acadêmica na Universidade de Michigan, onde estudou matemática antes de se alistar no exército aos 19 anos, durante a qual alcançou o posto de tenente. Devido ao seu desempenho excepcional nos testes de classificação do exército, Munger foi selecionado para estudar meteorologia em Pasadena, Califórnia.
Após o término de seu serviço militar, Munger decidiu mudar de carreira e ingressou na Harvard Law School, onde se graduou em direito. Seu envolvimento com a família Buffett começou em um período anterior, trabalhando no supermercado do avô de Warren Buffett, Buffett & Son, experiência que antecedeu seu encontro pessoal e subsequente parceria com Warren Buffett.
Após concluir seus estudos em Direito na Universidade de Michigan em 1948, ele iniciou sua carreira de advogado na Califórnia. Munger fundou seu próprio escritório em Los Angeles, e foi através do direito imobiliário que ele começou a se envolver com o mundo dos investimentos.
Durante esse período, casou-se com Nancy Huggs, com quem teve três filhos antes de se divorciarem em 1953. Posteriormente, ainda em sua cidade natal, Omaha, conheceu Nancy Berry, com quem casou-se e teve quatro filhos.
O encontro com Warren Buffett
Em 1959, um encontro crucial aconteceu quando Munger foi convidado por um amigo para um jantar em Omaha, onde conheceu Warren Buffett, que na época já estava ganhando destaque no mercado financeiro. A afinidade entre Munger e Buffett foi imediata, e logo começaram a se comunicar quase diariamente por telefone, estabelecendo as bases de uma parceria duradoura.
A habilidade de Munger com matemática e seu conhecimento jurídico contribuíram significativamente para o desenvolvimento de uma visão abrangente do mercado de investimentos. Em 1962, juntou-se a um amigo, Jack Weller, para fundar a Weller & Munger Company, uma empresa de investimentos. Essa parceria durou até 1975 e foi extremamente bem-sucedida, proporcionando a Munger uma taxa de retorno anual de quase 20%.
Em 1965, Munger decidiu deixar seu escritório de advocacia para dedicar-se integralmente aos investimentos, enfatizando a importância da qualidade dos ativos em detrimento do preço. Essa filosofia de investimento tornou-se um dos pilares de seu sucesso no setor financeiro.
Ele adotou um lema para seus investimentos: “É melhor comprar um ótimo negócio por um bom preço do que um bom negócio por um ótimo preço.”
Depois de vários convites de Warren Buffett, em 1978, Munger decidiu deixar definitivamente o escritório de advocacia para se tornar vice-presidente da Berkshire, posição que ocupou até sua morte.
Além de seu papel na Berkshire Hathaway, Munger também serviu como conselheiro de outras empresas e de Buffett, funcionando como o braço direito deste último. Juntos, Buffett e Munger transformaram a Berkshire Hathaway em uma gigante dos investimentos.
Desde 1965, a Berkshire promove a convenção anual da empresa em Omaha, um evento que reúne acionistas para discutir o desempenho e os planos futuros da empresa, além de compartilhar estratégias e insights.
Lembrando que a Avenue irá participar do evento novamente este ano, trazendo insights e muitas informações para seus clientes.
Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue