BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O que esperar da renda fixa em 2023

BMCNEWS Por BMCNEWS
27/12/2022
Em INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Dinheiro em real. Foto: Reprodução, Pixabay
Dinheiro em real. Foto: Reprodução, Pixabay

Depois de marcar sua mínima histórica de 2% em 2020, a Selic (taxa básica de juros da economia) voltou a subir e em 2022 o indexador foi um prato cheio para os investidores que buscam boa rentabilidade e segurança nos ativos de renda fixa.

Para 2023, a expectativa é que a Selic permaneça em níveis elevados e continue atraindo investidores para esta classe de ativos. De acordo com a estimativa dos analistas do mercado financeiro, ouvidos para a elaboração do relatório Focus, a Selic deve encerrar 2023 em 12% – pouco abaixo do nível atual de 13,75%.

Segundo especialistas, apesar dessa taxa bastante elevada, a cautela é necessária com as aplicações que possuem volatilidade – como os prefixados e os atrelados à inflação. “Nesse cenário ainda incerto, continuamos a enxergar os ativos pós-fixados como uma boa alternativa conservadora para composição de carteira, aproveitando os patamares altos das taxas de juros”, afirma Camila Dolle, head de Renda Fixa no research da XP Investimentos.

Segundo ela, os títulos IPCA+ (papéis que pagam a inflação mais uma taxa prefixada) também pode ser escolhidos para a proteção contra a inflação, que deve continuar acima da meta do Banco Central. “Para que essa proteção se concretize, lembre –se de que você precisa manter o ativo até o vencimento. Gostamos de ativos de prazo médio em torno de 5 anos”, destaca a especialista.

Já os prefixados devem continuar pagando taxas superiores àquelas que vimos ao longo de 2022. “Isso pode ser uma boa oportunidade, mas não exagere na dose”, alerta Camila. Além disso fique atento aos prazos. “Procure vencimentos entre 3 a 4 anos, pois os prefixados são muito sensíveis às oscilações de mercado durante a vigência do título”, continua.

Uma outra alternativa para diversificação da carteira são os Bonds, que são títulos de dívida corporativa em dólar. “Essa pode ser uma boa oportunidade, mas sempre lembre de observar o seu perfil de investidor antes de aplicar e lembre-se: renda fixa também tem risco”, diz a head da XP.

Renda fixa privada

Entre os papéis de renda fixa, os mais conhecidos são os títulos públicos (negociados pelo programa Tesouro Direto) e os títulos bancários – como os CDBs (Certificado de Depósito Bancários).

Mas também existem também os títulos emitidos por empresas não-financeiras, conhecidos como debêntures. Esses títulos são mais arriscados do que o Tesouro Direto e não possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) como acontece nos CDBs.

Segundo especialistas, as debêntures podem ser utilizadas para composição de uma carteira diversificada, com um retorno maior no médio e longo prazo.  Mas é preciso ficar atento ao emissor e entender todo risco de crédito envolvido na operação.

Leia Mais

Bloco da favorita no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Da cerveja ao glitter: curtir o Carnaval está quase 80% mais caro que há 10 anos

7 de fevereiro de 2026
Créditos: Canva Pro

Pesquisa revela quais setores mais sofrem com golpes digitais no Brasil

6 de fevereiro de 2026

“Se você vai investir em uma empresa, ela tem que pagar um juro maior do que o título público, porque o risco também é maior. Por exemplo: se o título prefixado do governo com vencimento em 5 anos paga 15%, o título prefixado emitido pela empresa tem que pagar 16% ou mais”, afirma Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, no guia publicado sobre o tema.

Marília lembra ainda que cada debênture é diferente da outra e esses papéis possuem conjuntos de garantias específicas, prazos distintos de amortização e pagamento de juros. “Não tem uma padronização como acontece nos títulos públicos, por exemplo. A empresa paga no prazo que definir, deixando claro para os investidores todas as regras do papel”, aponta.

Piscina de ondas perfeita: tecnologia americana cria ondas artificiais idênticas ao mar para surfistas profissionais treinarem longe da praia

Com custo de £390 milhões e 60.704 lugares, o Emirates Stadium tornou-se a arena mais rentável e tecnológica de Londres e a casa oficial do Arsenal

Paradas de ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi: como Dubai transformou a espera pelo transporte em uma experiência refrescante e tecnológica

Uma praga destruiu 90% da safra de laranjas na Flórida, levando a indústria bilionária ao menor nível de produção em quase um século

A cidade no litoral do Rio que transformou royalties do petróleo em qualidade de vida real

Comunicado para quem tem conta ativa no Banco do Brasil em 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.