Medida faz parte do plano do democrata de reduzir a desigualdade nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor planos na próxima semana para elevar os tributos sobre os ricos para financiar grandes investimentos em creches, educação pré-escolar universal e licença remunerada aos trabalhadores, disseram fontes familiarizadas com o plano proposto pelo democrata. Em entrevista à BM&C News nesta sexta-feira (23), o estrategista-chefe da Avenue, William Castro classificou a medida como ” audaciosa e perigosa”, tendo em vista que a empresa pode optar por mudar o local para fugir dessa tributação.
Segundo ele, o aumento de impostos já estava previsto na agenda apresentada por Joe Biden durante as eleições presidenciais em 2020 e observa: “Esse aumento de impostos tende a ajudar na questão do crescimento (econômico).” Veja no vídeo abaixo:
A proposta de Biden surge em um momento em que o governo democrata tenta viabilizar a redução da desigualdade no país e direcionamento de verbas para financiamento. De acordo com a proposta, pessoas com mais dinheiro terão aumento sobre ganhos de capital, que passaria dos atuais 20% para 39,6%. No entanto, famílias de renda média ou baixa estariam isentas de pagar esse imposto.
De acordo com a Bloomberg, o imposto total pode chegar a 43,4%, já que a taxa de 3,8% sobre investimentos das pessoas que ganham acima de US$ 200 mil (R$ 1,1 milhão) seria mantida. Atualmente, quem ganha acima desses valores paga aproximadamente 23,8% de impostos, incluindo a taxa de 3,8%.
Netflix e PicPay
Willam Castro também comentou sobre o resultado do primeiro trimestre de 2021 da Netflix, que foi considerado abaixo das expectativas pelo mercado – registrando queda de de 7% nos lucros esperados pela empresa. Na justificativa, a gigante do streaming alegou que o “boom” de novos meios de transmissão impusionaram a queda de assinaturas, que resultou na queda apresentada no relatório.
Ele observa que o crescimento do mercado de streaming acabou “prejudicando a empresa” e pontua dizendo que a “AT&T foi uma das empresas que entraram nesse mercado obtendo bons resultados no 1T de 2021”. A necessiade de conteúdos novos de forma constante também foi considerada como desafio para a Netflix para Castro. Veja vídeo:
Se por um lado Netflix amargura uma queda inesperada, a PicPay, de outro segmento, mas sedenta por tecnologia nas finanças, deu um passo importante diante do mercado internacional. Ao entrar com pedido de IPO em Nasdaq, a empresa entra na mira do mercado internacional. Neste ponto, William ressalta que outras empresas brasileiras já estão presentes em bolsas americanas, como a XP e que dessa forma, a empresa aproveita múltiplos maiores e consegue arrecadar mais dinheiro. “Os Estados Unidos, assim como o Brasil, vive um bom momento para as fintechs, tendo em vista a forma como os pagamentos estão sendo realizados.”, finaliza