BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Pentágono cancela contrato de serviços de nuvem de US$ 10 bilhões

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em INTERNACIONAL

O Departamento de Defesa Americano anunciou ontem o cancelamento do contrato bilionário de serviços de nuvem. O acordo JEDI, ou Joint Enterprise Defense Infrastructure, tornou-se um dos contratos mais complicados para o Departamento de Defesa dos USA e se tornou objeto de uma batalha judicial envolvendo Amazon e a Microsoft.

Em um comunicado à imprensa, o Pentágono disse que o contrato JEDI Cloud não atende mais às suas necessidades “devido aos requisitos em evolução, maior conversação na nuvem e avanços da indústria.

LEIA MAIS:

  • Divergências na OPEP pode trazer volatilidade ao petróleo
  • Preços do petróleo seguem para o maior nível em três anos, com impasse da OPEP+

E esse comunicado provocou reação no mercado. As ações da Microsoft caíram cerca de 0,4% após a notícia e as ações da Amazon subiram 3,5%, depois de já atingir o maior nível em 52 semanas.

Os trabalhos para um projeto ideal de computação em nuvem estão longe de serem concluídos. O Pentágono disse que ainda precisa de capacidade de nuvem em escala corporativa e anunciou um novo contrato de vários fornecedores conhecido como Joint Warfighter Cloud Capability.

A agência deverá solicitar propostas da Amazon e da Microsoft para o contrato, acrescentando que eles são os únicos provedores de serviços em nuvem que podem atender às suas necessidades. Mas, destacou que vai continuar a fazer pesquisas de mercado outros possíveis fornecedores.

O contrato JEDI tinha como objetivo modernizar as operações de TI do Pentágono para serviços prestados por até 10 anos. A Microsoft ganhou o contrato de computação em nuvem em 2019, batendo a líder de mercado Amazon Web Services. Um mês depois, a unidade de computação em nuvem da Amazon, AWS, entrou com uma ação no Tribunal de Reclamações Federais dos EUA protestando contra a decisão do JEDI.

A empresa argumentou que o preconceito do presidente Donald Trump contra a Amazon e seu então CEO, Jeff Bezos, influenciou o Pentágono a dar o contrato à Microsoft.

No ano passado, o inspetor-geral do Pentágono divulgou um relatório dizendo que a decisão não parecia ter sido influenciada pela Casa Branca, mas ele não pôde concluir sua avaliação de alegações de má conduta ética.

Leia Mais

Alerta para quem busca emprego, o golpe do falso home office da Amazon e Mercado Livre chega por WhatsApp

Alerta para quem busca emprego, o golpe do falso home office da Amazon e Mercado Livre chega por WhatsApp

9 de dezembro de 2025
Profissão que resolve os maiores problemas da nuvem e permite trabalhar para gigantes como Amazon e Microsoft

Profissão que resolve os maiores problemas da nuvem e permite trabalhar para gigantes como Amazon e Microsoft

3 de dezembro de 2025

Toni Townes Whitley, presidente das indústrias reguladas dos EUA na Microsoft, disse em nota que que entende a decisão do Pentágono, mas destacou os 20 meses em que o Departamento selecionou a Microsoft como seu parceiro JEDI.

Um porta-voz da Amazon Web Services disse em comunicado que a dissolução do contrato seria “resultado de uma influência externa”. A empresa disse que continua comprometida em trabalhar com o DoD.

Já o Pentágono disse para jornalistas que as mudanças no cenário mundial  durante o tempo intermediário do contrato fizeram com que a agência também tivesse suas necessidades atualizadas.

O Pentágono disse ainda que seu fornecedor de nuvem para o novo contrato terá que atender a vários critérios, como trabalhar em todos os três níveis de classificação (ou seja, não classificado, secreto ou ultrassecreto), estar disponível em todo o mundo e ter controles de segurança cibernética de alto nível.

A agência disse que espera que o valor do novo contrato fique na casa dos bilhões, embora ainda esteja determinando o valor máximo. A expectativa é que o contrato dure até cinco anos, incluindo um período base de desempenho de três anos e dois períodos de opção de um ano.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Com suas conchas icônicas e design revolucionário, a estrutura virou um dos maiores símbolos da Austrália e uma obra-prima da arquitetura

Povoado com cerca de 300 moradores localizado no nordeste tem solo fértil, mais de 40 quedas d’água e uma culinária mais do que especial

Com sua arquitetura modernista e blocos de concreto, a estrutura virou a sede do BNDES e um símbolo do poder econômico no Rio

O ano do Ibovespa: construção e energia lideram ganhos, enquanto alavancagem pesa sobre ações

A ciência por trás das gigantes que transformam uma simples brisa em energia para cidades inteiras

O segredo da casa limpa: passo a passo para não perder o dia todo na faxina

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.