
O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou alta anual de 7,9% no segundo trimestre de 2021, segundo dados publicados no final da noite de quarta-feira (14) no horário de Brasília, pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).
A leitura veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal. Na comparação com o trimestre anterior, o PIB chinês mostrou avanço de 1,3% entre abril e junho e, no primeiro semestre deste ano, a expansão do indicador foi de 12,7%. Não havia projeção do WSJ para esses dois intervalos.
Veja mais:
- Mercado: Orçamento 2022, EUA e o que move esta quinta-feira
- Governo de SP leiloa 22 aeroportos nesta 5ª; investimento previsto é de R$ 447 bi
A alta registrada ficou abaixo do esperado do mercado, que aguardava um resultado acima de 8%. Os setores de varejo e produção industrial influenciaram, pois apresentaram um crescimento lento em junho. O setor imobiliário também teve enfraquecimento.
Produção industrial
A produção industrial da China registrou alta anual de 8,3% em junho, informou também o NBS. A taxa de expansão representa uma desaceleração ante os 8,8% registrados em maio, em mesma base de comparação. Na comparação mensal, o indicador subiu 0,56%, após 0,52% em maio.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: