Este mês, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem um aumento nos seus pagamentos. O Ministério da Previdência confirmou que a Dataprev já está efetuando o acerto da folha de pagamento.
Quanto é o aumento esperado no INSS?

Os beneficiários que ganham acima do salário-mínimo terão um ajuste positivo de 3,71% no seu benefício. Já os segurados que recebem valor abaixo do piso nacional, terão seus benefícios reajustados em 6,97%.
Quando começam os pagamentos do INSS?
Os beneficiários podem se informar sobre o quanto vão receber, a partir do dia 23 de janeiro. As consultas podem ser feitas através de extrato de pagamento, que estará disponível para consulta. Os depósitos referentes a Janeiro serão efetuados entre o dia 25 deste mês até o dia 7 de fevereiro. Os segurados que recebem acima do salário-mínimo, terão seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro. Segundo dados de Dezembro, existem atualmente 25.931.724 pessoas recebendo um salário-mínimo e 13.370.823 pessoas recebendo valor acima do piso nacional. Entre estas pessoas, 5,8 milhões ganham benefícios assistenciais.
Como o reajuste do INSS é aplicado?
Os segurados que se aposentaram, começaram a receber pensão ou auxílio durante 2023 e têm benefícios acima do salário mínimo não receberão integralmente o reajuste. Eles receberão uma correção proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido. Os percentuais variam entre 3,71%, para quem começou a receber o benefício em Janeiro de 2023 e 0,55% para aqueles que se aposentaram em Dezembro do mesmo ano.
Como consultar os valores da aposentadoria do INSS?
Para consultar a data do pagamento, é fácil: basta verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. As consultas também podem ser feitas através da internet no site Meu INSS, ou pelo telefone na Central 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS. Para ter acesso, é necessário inserir login e senha para visualizar todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário.