BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O papel da credibilidade na publicidade do mundo digital

Redação BM&C NewsPor Redação BM&C News
12/08/2025

A publicidade segue como um dos pilares centrais para gerar valor, construir reputação e fortalecer a conexão entre marcas e consumidores, mesmo em um cenário de atenção fragmentada e múltiplas plataformas. Em entrevista ao Mercado & Beyond, da BM&C News, o publicitário Luiz Lara ressaltou que comunicar de forma estratégica e contínua é essencial para sustentar vendas no curto e no longo prazo. Além disso, defendeu que a presença constante em mídia não é gasto, mas investimento no maior patrimônio de uma empresa: sua marca.

Nesse sentido, Lara afirmou que coerência e continuidade são diferenciais competitivos em um ambiente saturado. Por outro lado, a pressão por conversão imediata não pode substituir o trabalho de posicionamento. “Se parar de anunciar, a concorrência vem e conquista aquele espaço”, disse, ao defender equilíbrio entre criatividade, dados e tecnologia para gerar audiência, engajamento e, então, performance.

Como manter relevância na publicidade em uma era da atenção fragmentada?

Segundo Lara, a lógica não é escolher um único meio, mas integrar TV aberta, rádio, jornal e revista (em seus formatos impressos e digitais), mídia exterior e plataformas online. Enquanto isso, o foco deve permanecer na autenticidade.

“Respeite a essência da marca. Comunicação é exercício da identidade”. O consumidor, que hoje também produz conteúdo, reage em segundos, por isso, marcas que abandonam seus valores “são imediatamente cobradas”.

Ele citou casos clássicos de transformação por campanhas criativas, como Havaianas e Bombril, e a ascensão de marcas que associaram funcionalidade a um imaginário aspiracional. Nesse sentido, a missão da publicidade é construir uma percepção de valor maior que o preço, ancorada em histórias memoráveis que informam, educam e entretêm.

Branding x performance: o falso dilema da publicidade

Para Lara, a pressão por métricas de curto prazo pode levar a um ciclo de promoções que corrói valor. “Uma coisa não vive sem a outra”, resumiu, ao explicar que a jornada eficaz começa pela conquista de audiência, segue com engajamento e culmina na conversão. Além disso, ele destacou que o trabalho no ponto de venda e no e-commerce precisa ser alimentado por marca forte; caso contrário, a disputa se reduz a preço.

Leia Mais

Planejadores financeiros ganham escala com tecnologia do Meu Vista

Smart Money debate o futuro dos planejadores financeiros no Brasil

17 de outubro de 2025
De um sonho à referência nacional: BM&C News completa 5 anos no ar

A TV que deu voz ao mercado: BM&C News completa 5 anos no ar

13 de outubro de 2025

Por outro lado, o avanço do digital ampliou a capacidade de segmentação e personalização, aumentando a responsabilidade por consistência de tom e mensagem. Nesse contexto, a escolha de formatos, do spot de rádio ao conteúdo em redes sociais, do filme de TV ao DOOH, deve refletir estratégia, objetivo e essência da marca.

Qual o papel da TV, do digital e dos “elos” de mídia?

Lara sustenta que “nenhuma mídia mata a outra”. A TV aberta continua sendo a forma mais rápida e econômica de ganhar escala no Brasil, mas o investimento cresce em digital pela natureza multiplataforma. Além disso, rádio, jornalismo profissional e mídia exterior se reinventaram, ampliando alcance e profundidade. “O valor futuro de uma marca é a soma de todos os pontos de contato”, afirmou, ao defender planejamentos que combinem alcance, frequência e qualidade de exposição.

Ele também ressaltou o papel dos veículos independentes na mediação informativa, em tempos de desinformação, e a importância de associar marcas a ambientes de credibilidade, caso da BM&C News, para potencializar resultados e proteger reputação.

IA substitui criatividade humana?

Sobre inteligência artificial, Lara foi taxativo. A tecnologia amplia produtividade, mas não substitui talento e curadoria. “Para os algoritmos, uma lágrima é apenas sal e água. Nada substitui a imaginação.” Nesse sentido, o “modelo de agência do futuro” combina criatividade, tecnologia e dados, preservando o trabalho humano de guardião de marca e a capacidade de ler contexto cultural, comentários do público e a “zeitgeist” do momento.

Enquanto isso, ele aconselha marcas e agências a aceitarem a simultaneidade: testar, errar e corrigir rápido, sem abrir mão de essência e princípios. A melhor propaganda continua sendo a validação social espontânea, o boca a boca, que nasce de experiências coerentes ao longo do tempo.

Impacto econômico da comunicação

Lara citou estudo do CENP (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), em parceria com a Deloitte, segundo o qual cada R$ 1 investido em publicidade retorna R$ 8,55 para a economia. Além disso, o setor integra a economia criativa, gerando empregos, impostos e inovação. “A publicidade faz a roda da economia girar”, disse, ao destacar que marca forte permite extensões para novos produtos e serviços, como no ecossistema de grandes plataformas.

Por fim, o publicitário resumiu o mandato das marcas na era multiponto: coerência, presença e diálogo contínuo. “Ninguém pode abrir mão do tom de voz”. Em um mundo onde todos são meio e mensagem, consistência e autenticidade se tornaram não apenas um diferencial, mas um requisito de sobrevivência.

Entenda o papel da credibilidade na publicidade do mundo digital

Especialista analisa a publicidade na era digital. Foto: depositphotos.com / VadimVasenin

Tags: negóciospublicidade
336x280

Notícias

Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade

79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo

Com presença de Eduardo Leite, evento destaca potencial inovador do RS

Petrobras obtém licença do Ibama e inicia perfuração de poço na Margem Equatorial

  • All
  • análise
BM&C Visões repercute acordo de Paz na Palestina
BM&C VISÕES

BM&C Visões repercute acordo de Paz na Palestina

20 de outubro de 2025
Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade
ECONOMIA

Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade

20 de outubro de 2025
79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo
ECONOMIA

79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo

20 de outubro de 2025
Varejo

Varejo projeta retração em outubro; vestuário e farmácias devem crescer

20 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.