BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Itaú supera Petrobras e se torna o segundo papel mais relevante do Ibov

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
04/08/2025
Em EMPRESAS E NEGÓCIOS

A primeira prévia da nova carteira do Ibovespa para o quadrimestre de setembro a dezembro de 2025 trouxe uma mudança significativa na composição do principal índice da B3. O Itaú Unibanco PN (ITUB4) ultrapassou a Petrobras PN (PETR4) e passou a ocupar a segunda maior participação do índice, com 8,203% de peso, atrás apenas da Vale ON (VALE3), que lidera com 11,215%.

A nova configuração da carteira teórica foi divulgada nesta quinta-feira (1º), refletindo os dados de negociabilidade e volume financeiro dos últimos 12 meses. A Petrobras, que em edições anteriores mantinha a vice-liderança, agora aparece com 7,077% (ações PN), seguida por sua ação ordinária (PETR3), com 4,159%. Bradesco PN fecha o Top 5 com 3,898%.

O que explica a perda de posição da Petrobras?

De acordo com Marco Saravalle, estrategista e CIO da MSX Investimentos, a principal razão para a ascensão do Itaú no índice está na maior previsibilidade de seus resultados e na consistência na entrega de lucros e dividendos, em contraste com o perfil mais volátil e cíclico da Petrobras.

“Se a gente olhar para os ativos isoladamente, a gente tem, de fato, um Itaú ganhando peso pelas ações mais líquidas, as preferenciais. O Itaú é uma empresa muito previsível, muito rentável e tem apresentado crescimento no lucro líquido e na distribuição de dividendos por ação. Já a Petrobras tem características semelhantes, mas é uma empresa cíclica e seus resultados são impactados por variáveis como petróleo e câmbio”, avaliou Saravalle.

O estrategista lembra ainda que, em momentos de alta no petróleo, a Petrobras tende a recuperar força: “Se tivermos um ciclo de valorização do petróleo, necessariamente veremos aumento na demanda pelos papéis da Petrobras e uma recuperação do peso no índice. Mas hoje, a previsibilidade do Itaú acaba atraindo mais investidores e gerando maior liquidez.”

Qual o impacto dessa mudança para investidores?

O aumento do peso do Itaú na carteira do Ibovespa tende a influenciar diretamente o comportamento de fundos passivos e ETFs que replicam o índice. Gestores podem ser levados a rebalancear seus portfólios, aumentando a exposição ao papel, o que tende a favorecer o volume de negociações e a atratividade da ação no curto prazo.

Além disso, a nova posição reforça a importância do setor financeiro dentro do índice, mesmo com os bancos enfrentando margens mais apertadas nos últimos trimestres. A consistência dos resultados, especialmente em um cenário de juros elevados e inadimplência controlada, tem garantido ao Itaú uma posição de destaque entre os investidores institucionais e pessoas físicas.

Leia Mais

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Mais pragmatismo e menos euforia: o que explica a alta nas fusões e aquisições em 2025?

24 de janeiro de 2026
Créditos: depositphotos.com / EVER STOCK

Ibovespa sobe quase 9% na semana e renova recorde ao atingir 180 mil pontos

23 de janeiro de 2026

Como fica a nova composição do Top 5 do Ibovespa?

  • Vale ON (VALE3): 11,215%
  • Itaú Unibanco PN (ITUB4): 8,203%
  • Petrobras PN (PETR4): 7,077%
  • Petrobras ON (PETR3): 4,159%
  • Bradesco PN (BBDC4): 3,898%

A nova carteira do Ibovespa entrará em vigor oficialmente no primeiro pregão de setembro, e até lá serão divulgadas mais duas prévias. Mudanças adicionais ainda podem ocorrer, mas o avanço do Itaú sinaliza um novo momento no protagonismo entre as blue chips brasileiras.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

Com 26 peças de plástico injetado sobre um núcleo de nylon, a indústria fabrica o cubo mágico que permite giros precisos em milissegundos

A maior cachoeira do mundo surgiu em uma fenda de 1.800 metros, formando uma muralha de água infinita visível só do Brasil

Homem compra casa dos anos 70 e faz uma reforma poderosa que dura 2 anos, trazendo renovação e conforto

Com fachada de 1889 e residência oficial da presidência, o palácio neoclássico virou um dos maiores símbolos da história imperial em Petrópolis

Esse projeto de casa tem formato de “L” com piscina refrescante que oferece muita tranquilidade

Esqueça os diamantes pois esta pedra tem um azul neon natural e custa até US$ 100 mil o quilate, sendo a joia mais elétrica e rara do Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.