BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Desaceleração no varejo será maior que o previsto em 2025 e vai continuar pelo menos no 1º trimestre de 2026

Estimativa do IEGV-ACSP para o ano passado se aproxima de 1,5%, menos de um terço do resultado de 2024 (4,7%)

Agência DC News Por Agência DC News
16/01/2026
Em EMPRESAS E NEGÓCIOS

Com resultado positivo de outubro para novembro (+1%), as vendas no comércio varejista devem fechar 2025 com o menor resultado em três anos e o equivalente a um terço de 2024, quando a alta foi de 4,7%, a maior desde 2012. Com dados até novembro, o volume cresce 1,5% no ano, ante 4,1% em igual período de 2024 e 1,7% em 2023. Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV-ACSP), a tendência é que o crescimento do ano passado fique em torno de 1,5%, ante os 2% projetados até então. Para este ano, a expectativa ainda é de arrefecimento, pelo menos no primeiro trimestre. “Continua a marcha da desaceleração”, disse.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15) pelo IBGE, o volume de vendas no varejo restrito cresce 1,3% sobre novembro de 2024. Sobe 1,5% tanto no acumulado do ano como em 12 meses. No ampliado (que inclui veículos&peças e material de construção), quedas de 0,3% ante novembro, também de 0,3% no ano e de 0,2% em 12 meses. “O varejo restrito cresce cada vez menos”, disse Ruiz de Gamboa. No mês anterior, a alta acumulada era de 1,7%. No ampliado, a queda das vendas reflete “itens mais sensíveis ao crédito”. Ele atribui o resultado positivo de novembro à Black Friday, “principalmente na questão do comércio eletrônico”.

Leia Mais

VAREJO

Vendas do varejo crescem 1% em novembro, puxada por tecnologia e saúde

15 de janeiro de 2026
VAREJO

Varejo brasileiro fecha 2025 com queda de 0,5%

14 de janeiro de 2026

O cenário é o mesmo há alguns meses. “Juros altos, famílias endividadas e um consumo básico sustentado pelos aumentos que ainda existem de renda e emprego”, afirmou o economista. E deve continuar, pelo menos por enquanto. “A nossa projeção é que continue desacelerando no primeiro trimestre.” O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve começar a cortar juros apenas a partir de março, mas aos poucos. “E até que essa redução surta efeito vai demorar. Isso vai se refletir no comércio também.” O Copom faz a primeira reunião do ano nos próximos dias 27 e 28, mas a aposta majoritária é de manutenção da taxa básica (15% ao ano). O encontro seguinte será em 17 e 18 de março.

Fonte: PMC – IBGE

De janeiro a novembro, o segmento de mais peso na PMC (acima de 50%), que inclui super e hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, cresce 0,7%. Apenas a atividade de super e hipermercados tem alta de 1,1%. Móveis&Eletrodomésticos sobe 4,2%, mas com comportamentos distintos: -4,5% e +7,1%, respectivamente. O varejo de produtos farmacêuticos acumula alta de 4,1%, enquanto o de combustíveis tem variação de 0,4%. No ampliado, veículos&peças cai 3,3% e material de construção, 0,2%. Segundo a PMC, sete das oito atividades do varejo restrito têm crescimento no ano. A exceção é o segmento de livros, jornais e papelaria (-0,8%).

Veja mais notícias aqui.

Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

A ponte com pilares absurdamente altos: Veja de cima a passagem emblemática que se tornou um marco no país

R$ 1 bilhão em café: essa fábrica centenária de SP usará IA para produzir 40 mil toneladas

Eleições 2026 ganham peso no mercado e acendem alerta sobre o fiscal

Cidade submersa como Atlântida foi descoberta por arqueólogos após 600 anos de baixo da água

Ela parou de viajar para morar sozinha em uma montanha, cercada por natureza, sons de pássaros para viver uma vida tranquila

Desaceleração no varejo será maior que o previsto em 2025 e vai continuar pelo menos no 1º trimestre de 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.