Em uma movimentação recente que promete aliviar o bolso dos motoristas mais velhos, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, no último dia 15 de maio de 2024, um projeto de lei que oferta cortes significativos nos custos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cidadãos na faixa etária de 50 a 70 anos e para aqueles com mais de 70 anos.
Quais são os Benefícios do Novo Projeto de Lei da CNH?

Conforme avança, o PL 5.153 de 2023, de autoria do senador Fernando Dueire (MDB-PE), propõe uma redução de 50% para motoristas entre 50 a 70 anos e de 70% para os que superam os 70 anos, na taxa administrativa cobrada pela renovação da CNH. Isso reflete não apenas uma economia significativa, mas também uma postura mais justa frente às necessidades desse grupo demográfico.
Por que a nova legislação é importante?
A importância desse projeto reside na tentativa de equilibrar os custos que grupos etários diferentes enfrentam. Atualmente, todos os motoristas, independentemente da idade, pagam o mesmo valor pela renovação, o que pode representar um ônus significativo para os mais velhos, que necessitam renovar sua carteira com mais frequência.
A voz dos envolvidos
“Hoje os habilitados pagam pela renovação da carteira o mesmo valor para concessão de tempos diferentes [de validade] e isso não é justo, isso fere o artigo 230 da Constituição que trata de assegurar às pessoas mais idosas a justiça social”, argumentou o senador Fernando Dueire. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto, também se mostrou a favor da medida, destacando que o desconto beneficiaria diretamente cerca de 27 milhões de condutores acima de 50 anos, além de auxiliar na manutenção da capacidade aquisitiva desses indivíduos.
Impacto social do desconto na CNH
Os descontos sugeridos têm o potencial de auxiliar na manutenção da independência e qualidade de vida dos idosos, permitindo que estes permaneçam como participantes ativos no mercado de trabalho. Profissões como motorista de aplicativo e táxi, frequentemente adotadas por pessoas mais velhas, seriam positivamente impactadas.
- Economia: Redução de custos diretos na renovação da CNH.
- Justiça Social: A correção de uma disparidade entre diferentes faixas etárias.
- Inclusão no mercado de trabalho: Facilitação da manutenção de empregos que requerem CNH válida.
O projeto agora segue para análise na Câmara dos Deputados, onde será definitivamente decidida sua implementação ou não. Essa proposta é um exemplo de como medidas legislativas podem buscar uma maior equidade social e econômica para grupos específicos dentro da população.