O cenário educacional público no Brasil conta com iniciativas que buscam fortalecer a inclusão e a gestão escolar. Para o segundo semestre de 2025, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove um curso de aperfeiçoamento totalmente gratuito e online, voltado à Gestão de Escolas da Educação Básica da Rede Pública na perspectiva inclusiva. Esta proposta visa atender profissionais interessados em aprimorar suas práticas e compreender as exigências atuais da educação inclusiva.
O programa, ofertado pela UFU, foi estruturado para proporcionar aos participantes acesso a conteúdos modernos e práticas atualizadas. As atividades estarão disponíveis de forma assíncrona, permitindo flexibilidade na rotina de estudos por meio da Plataforma Moodle do CEAD/UFU. As inscrições continuam abertas até o dia 11 de julho de 2025 ou até o preenchimento das 600 vagas previstas.
Quais são os diferenciais do curso de gestão escolar inclusiva promovido pela UFU?
O curso tem um total de 180 horas distribuídas em módulos que abrangem desde fundamentação legal até práticas inovadoras de gestão escolar. As unidades curriculares aproximam os estudantes dos principais marcos legais sobre educação especial, abordando a diversidade, os direitos humanos e o conceito de justiça social, sempre com foco na equidade e na construção de ambientes educacionais acessíveis.
Dividido em cinco unidades, o programa sistematiza temas essenciais. Entre eles estão a discussão sobre marcos legais, atendimento especializado, uso de tecnologias para acessibilidade, elaboração de projetos pedagógicos e a administração de recursos financeiros destinados à educação inclusiva. A UFU integra ainda tópicos sobre metodologias ativas, personalização do ensino e as implicações da inteligência artificial na formação escolar.

Quem pode participar do curso de gestão de escolas inclusivas da UFU e como se inscrever?
Podem participar do processo de seleção para o curso de Gestão de Escolas da Educação Básica da Rede Pública, profissionais da educação pública que já atuam ou almejam atuar na promoção da inclusão de pessoas com deficiência. Para a inscrição, o requisito principal é possuir graduação completa. O edital aceita candidatos de diferentes áreas desde que estejam comprometidos com a transformação no ambiente escolar e o fortalecimento da educação inclusiva.
- Ser docente ou profissional da área de educação pública;
- Desejar atuar na gestão escolar inclusiva;
- Apresentar diploma de graduação concluída;
- Ter interesse em políticas de inclusão e inovação pedagógica.
O procedimento de inscrição pode ser realizado de maneira rápida pelo link oficial fornecido pela UFU. Após preenchimento dos dados, basta acompanhar a publicação dos resultados e, caso selecionado, iniciar as atividades previstas para o período de agosto a novembro de 2025.
Que conteúdos inovadores são abordados na formação do gestor escolar na perspectiva inclusiva?
Cada módulo do curso oferece abordagens interdisciplinares que visam preparar profissionais para os desafios do ambiente escolar público. Entre os destaques, estão as discussões sobre o Projeto Político Pedagógico na perspectiva participativa, acessibilidade arquitetônica e comunicacional, o papel das novas tecnologias na sala de aula, e as melhores formas para personalizar o processo de aprendizagem considerando a diversidade dos estudantes.
- Educação Brasileira e sua legislação: análise dos marcos legais da educação especial e da gestão equitativa;
- Atendimento Educacional Especializado: práticas coletivas e participação dos diferentes atores escolares;
- Projeto Político Pedagógico: integração de tecnologias acessíveis e inclusão na era digital;
- Gestão escolar e acessibilidade: ferramentas para avaliação e planejamento para alunos com deficiência;
- Gestão financeira e recursos: administração adequada dos recursos voltados para políticas de inclusão.
A flexibilização curricular, o uso de recursos tecnológicos acessíveis e a valorização da diversidade são pilares que norteiam o curso. Este modelo de ensino contribui para a construção de perspectivas inovadoras na educação pública, ampliando o acesso e permanência de todos os estudantes.
A oferta do curso gratuito pela UFU reforça o compromisso de proporcionar formação continuada a quem pretende atuar de maneira inclusiva. Com vagas limitadas, a iniciativa destaca o papel do gestor escolar na promoção da equidade e no desenvolvimento de uma escola pública mais acessível para todas as realidades.