
Em tempos de extremos políticos e sociais, em toda parte do mundo, o que sobra para todos os lados é a especulação. O mercado financeiro e a política vivem essa realidade quase todos os dias. São os famosos achismos. Eles impactam nossa vida mais do que a gente pensa, como é o caso da especulação que envolve bolsas e câmbio. Mas, quando a gente conhece a origem, pelo menos o entendimento pode melhorar muito. Então, neste espaço, vamos nos aprofundar sobre a origem das palavras.
Especular vem do latim specŭlo, que quer dizer observar de um lugar alto, seguir com os olhos, da raiz spec (spek). Com essa ideia de observar, vejam só quantas palavras encontramos:
Espelho (speculum) é quando ocorre uma observação de si, um reflexo.
Espécie (specie) é uma característica comum que foi observada e reconhecida
Especial (specialis) é relativo a uma espécie, algo único observado.
Específico (specificus) é algo próprio a uma espécie observada.
Espetáculo (spectaculum) é algo que observado atentamente, que se contempla.
E se formos para a política…
A palavra presidente vem do latim praesidēre, ou seja, aquele que está assentado adiante, que tem o primeiro lugar. Por isso, quem preside é aquele que guia, dirige, administra.
Falando em administrar, lembro de ministro.
A palavra ministro vem de minīster, aquele que serve, ajuda e dá conselhos.
O interessante desse termo é que ele vem das raízes latinas men e min que dão a ideia de pequeno. Isso vai chegar, ainda no latim, em minor. Em português, chega menor, menos, minoria.
Já o prefixo “ad”, no latim, traz a ideia de aproximação. Portanto, administrador é aquele que se aproxima para servir, dar atenção. Administrar não é o ato de mandar e ser autoritário. Pelo contrário, é o ato de quem se aproxima para aconselhar e servir. Por isso, o significado de “ser menor”.
Portanto, nossos ministros devem, ou deveriam, pela origem da palavra, pensar em se diminuir para guiar e dirigir suas pastas com o intuito de ajudar e servir.
Na Igreja Católica, por exemplo, os ministros são aqueles que dão o corpo de Cristo aos frequentadores da missa. O ministro dá o pão para o povo comer. Esse significado faz parte da origem do termo.
Ainda no contexto de cargos políticos, lembro que a palavra senador vem do latim senātor que, por sua vez vem da raiz senĭor, ou seja, alguém que é mais velho. Em português, um senhor. Na mesma linha, surge a palavra senil, uma pessoa que, pela idade avançada, tem fraquezas.
Então, parte-se da ideia de que o senador, pelo menos no que diz respeito à origem da palavra, precisa ser um senhor, mais velho, experiente, dotado de larga experiência.
Algumas provocações.
O presidente é quem realmente administra o país?
Os ministros são conselheiros?
Nossos senadores são todos muito experientes?
As respostas ficam com vocês. Em breve, volto com mais análises sobre a origem das palavras.