Em um cenário de alta inflação e a iminente possibilidade de aumento da Selic, os investidores estão voltando suas atenções para os títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda, que estão se tornando cada vez mais populares. Neste ano, o valor investido nesses ativos já subiu 7%, totalizando impressionantes R$ 1 trilhão.
Destaques do Mercado de Renda Fixa Isenta

Imagem: Internet.
Os novos “queridinhos” dos investidores incluem Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e debêntures incentivadas. Essas opções são atraentes devido à sua isenção de Imposto de Renda e a possibilidade de oferecer retornos superiores.
Recentes mudanças na regulação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que restringiram a emissão desses títulos e ampliaram o prazo de carência das LCAs e LCIs, geraram uma escassez no mercado. No entanto, ainda há oportunidades de encontrar títulos com retornos significativos.
Retornos Atraentes e Recomendações do BTG Pactual
O BTG Pactual, conhecido por suas análises detalhadas, recomenda mensalmente uma seleção de títulos isentos que prometem altos rendimentos. Entre os destaques estão:
- IPCA + 8,09%*;
- CDI + 3,45%* (equivalente a 13,85% na taxa Selic atual);
- Prefixado a 13,61%*.
Essas taxas superam as oferecidas pelos títulos públicos do Tesouro, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado, evidenciando o potencial lucrativo dos títulos recomendados pelo banco.